Para aprender, a mão é melhor
Por: Leilane Wergenes • 29/3/2016 • Artigo • 296 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI
Curso: Enfermagem/ Psicologia
Disciplina: Metodologia da Pesquisa
Professora: Heloisa Beatriz Machado.
Acadêmica: Leilane Guimarães de Wergenes
Resumo:
Para aprender, à mão é melhor
Estudo das universidades de Princeton (EUA) e da California em Los Angeles (EUA), mostra que escrever à mão garante maior e melhor memorização e compreensão da informação. A substituição da maquina de escrever para o computador e do bloquinho de notas pelo laptop demonstram que as pessoas “das antigas”, pois escrever à mão é melhor que teclar, é memorizar informação e garantir um aprendizado de alta qualidade.
A pesquisa de Pam Muller de Princeton e de Daniel Oppenheimer da universidade da California mostra que quem anota as informações aprende mais e melhor. Eles dividiram estudantes em dois grupos: o que anotavam a mão e os que faziam com laptop, foram julgados nos quesitos memória, entendimento, capacidade de síntese e de generalização. Os estudantes que anotaram a mão perderam no quesito quantidade de informação, porém ganharam nos itens acima.
Segundo os pesquisadores quem anota manualmente tem que ouvir, digerir e resumir a informação, pois se captura a essência do conteúdo, obrigando o cérebro a se esforçar. O teclar já é algo vulgarmente “robotizado”, ou seja, se faz sem pensar. Para Muller e Oppnheimer, os que escrevem a mão acabam, com as próprias palavras, recriando o contexto, fazendo observação auxiliares, sínteses, conexões, conclusões pessoais etc. o aspecto visual das anotações, como flechas, interrogações, exclamações, grifos, etc, há outros estudos que sugerem que esta estratégia é benéfica.
Os estudantes que utilizaram o laptop para a pesquisa, não estavam conectados a internet, não havendo distrações. Observando os adolescentes e crianças de hoje em dia que já nascem teclando, e não tendo gosto pela escrita, alegam se cansarem de praticá-lo. Desta forma indaga-se se irá acabar a escrita no mundo.
...