Pedagogia John Dewey
Resenha: Pedagogia John Dewey. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Arquimedes • 1/10/2013 • Resenha • 344 Palavras (2 Páginas) • 623 Visualizações
John Dewey nasceu em 1859 em Burlington, uma pequena cidade agrícola do estado norte-americano de Vermont. Na escola, teve uma educação desinteressante e desestimulante, o que foi compensado pela formação que recebeu em casa. Ainda criança, via sua mãe confiar aos filhos pequenas tarefas para despertar o senso de responsabilidade. Foi professor secundário por três anos antes de cursar a Universidade Johns Hopkins, em Baltimore. Estudou artes e filosofia e tornou-se professor da Universidade de Minnesota. Escreveu sobre filosofia e Educação Além de arte, religião, moral, teoria do conhecimento, psicologia e política. Seu interesse por pedagogia nasceu da observação de que a escola de seu tempo continuava, em grande parte, orientada por valores tradicionais, e não havia incorporado as descobertas da psicologia, nem acompanhara os avanços políticos e sociais. Fiel à causa democrática, ele participou de vários movimentos sociais. Criou uma universidade-exílio para acolher estudantes perseguidos em países de regime totalitário. Morreu em 1952, aos 93 anos.
Frases de John Dewey:
“O professor que desperta entusiasmo em seus alunos conseguiu algo que nenhuma soma de métodos sistematizados, por mais corretos que sejam, pode obter"
“A meta da vida não é a perfeição, mas o eterno processo de aperfeiçoamento, amadurecimento, refinamento”.
As Grandes obras de John Dewey
Grandes obras de Dewey sobre a educação incluem: "Meu credo Pedagógico" (1897), "A Escola e Sociedade" (1900), "A Criança e o Currículo" (1902), "Democracia e Educação" (1916) e “Experiência e Educação “(1938)”“. Dewey acreditava que a história da educação, filosofia, direito, política, economia, sociedade estavam em um estado constante de fluxo e, portanto, estas e outras áreas de estudo não deve apenas produzir um produto estático, que disse que já havia acontecido, mas a história, a informação seria estar em constante estado de evolução como o valor acrescentado pública, gerando conhecimento. Dewey, com um zelo fanático, promoveu a idéia singular do ateísmo educação, enquanto que permeia a visão de mundo marxista socialista na rede pública de ensino dos Estados Unidos, levando à desconstrução da influência cristã na política, educação, direito, cultura e sociedade que existe até hoje.
...