John Dewey
Trabalho Escolar: John Dewey. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: liall • 22/4/2014 • 806 Palavras (4 Páginas) • 730 Visualizações
JOHN DEWEY
Aline Maiara Pires
Prof. Evelyn da Rosa Macedo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 1026)
12/06/14
RESUMO
Este trabalho objetivou um estudo detalhado sobre John Dewey, o qual serve como referência para muitos teóricos e professores da atualidade. Defende que ao experimentar o aluno envolve-se em uma educação diferenciada do que julgamos ser a educação nos moldes tradicionais e, ao mesmo tempo vivencia o proceso educativo de forma participativa.
Palavras-chave: Filósofo; Educação; Experiência; Democracia.
1 INTRODUÇÃO
Filósofo norte-americano defendia a democracia e a liberdade de pensamento como instrumentos para a manutenção emocional e intelectual das crianças.
John Dewey é o nome mais célebre da corrente filosófica que ficou conhecida como Pragmatismo, embora ele preferisse o nome instrumentalismo - uma vez que, para essa escola de pensamento, as ideias só têm importância desde que sirvam de instrumento para a resolução de problemas reais.
Com relação à Pedagogia, a teoria de Dewey se inscreve na chamada educação progressiva. Um de seus principais objetivos é educar a criança como um todo. O que importa é o crescimento físico, emocional e intelectual.
2 BIOGRAFIA DE JOHN DEWEY
John Dewey nasceu em Burlington em 1859. Graduou-se em 1879, na universidade de Vermont e Doutorou-se em Filosofia no ano de 1882.
Foi professor Secundário por três anos e professor de Filosofia em Michigan em 1884. É um dos fundadores da escola filosófica chamada Pragmatismo. Criou uma universidade exílio para acolher estudantes perseguidos de países de regime totalitário.
Suas principais obras são: Psicologia (1887); Meu credo pedagógico (1897); A escola e a
criança (1898); A escola e a sociedade (1899); Experiência e Educação (1938).
Ao longo da sua vida participou na elaboração de 40 livros, apresentou mais de 700 artigos Dewey e manteve-se comprometido na defesa de uma sociedade intencionalmente progressista. Morreu em Nova York em 1952.
3 CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO E O TRABALHO EM SALA DE AULA
John Dewey concebia o conhecimento e o desenvolvimento como um processo social, ou seja, o conhecimento não deve ficar apenas para nós, é preciso transmitir, sendo favorável aos trabalhos em grupo com a finalidade de trocar ideias.
Para ele o indivíduo passa a ser significante quando considerado parte inerente da sociedade. O homem só se torna alguém quando se faz parte de uma sociedade, quando ele está ligado a ela.
O conhecimento adquirido pela educação deve fazer parte integrante ao cotidiano da vida, ou seja, o elemento de ensino junto com a prática cotidiana. No laboratório-escola que dirigiu junto a sua esposa Alice, na Universidade de Chicago, as crianças bem novas aprendiam conceitos de física e biologia presenciando os processos de preparo do lanche e das refeições, que eram feitos na própria classe. Ou seja, o aluno deve aprender o conhecimento científico e também o conhecimento prático. Esta ideia foi uma grande contribuição
...