Pessoas nas Organizações
Por: alisson747 • 24/10/2016 • Resenha • 418 Palavras (2 Páginas) • 204 Visualizações
Pessoas nas organizações
Inter relações entre pessoas e organizações
Pessoas: pretendem alcançar salário, benefícios sociais, segurança e estabilidade no emprego, condições adequadas de trabalho, crescimento profissional...
Organizações: pretendem alcançar lucro, produtividade, qualidade, redução de custos, participação no mercado, satisfação do cliente...
Pessoas oferecem contribuições para servir às necessidades da organização, como: esforço, tempo, habilidades, cooperação, compromisso, criatividade. E as organizações oferecem induzimentos Para servir às necessidades das pessoas, como: salário, oportunidades, treinamento, respeito, benefícios, segurança.
Tratamento pessoal e individualizado
Colaboradores: personalidade e individualidade, aspirações, valores, atitudes, motivações e objetivos pessoais, competências, conhecimentos diversos.
Recursos: habilidades, capacidades, experiência, destrezas, conhecimentos necessários.
Pessoas como Parceiros
Colaboradores agrupados em equipes, metas negociadas e compartilhadas, preocupações com resultados, atendimento e satisfação do cliente, vinculação a missão e a visão, interdependência entre colegas e equipes, participação e comprometimento, ênfase na ética e na responsabilidade, fornecedores de atividades, ênfase no conhecimento, inteligência e talento.
Pessoas como recursos
Empregados isolados nos cargos, horários rigidamente estabelecidos, preocupação com as normas e regras, subordinação ao chefe, fidelidade à organização, dependência da chefia, alienação em relação a organização, ênfase na especialização, executoras de tarefas, ênfase nas destrezas manuais, mão de obra.
Pessoas nas organizações devem ser entendidas como sistemas abertos e complexos, cujos comportamentos na organização tendem a variar em função de suas características individuais, personalidade, aspectos motivacionais e objetivos.
Pro-atividade (Orientação para satisfação e alcance de seus objetivos e de suas necessidades)
Sociabilidade (Envolvimento com outras pessoas e grupos)
Diversidade nos aspectos motivacionais (valências diferentes)
Processamento de informação, percepção, capacidade de avaliação, tomada de decisão e limitação quanto à capacidade de resposta
Fatores de influência
Internos (pessoa na organização): Personalidade; Aprendizagem; Percepção; Valores; Motivação.
Externos (comportamento da pessoa na organização): Ambiente Organizacional; Regras e Regulamentos; Cultura; Políticas; Métodos e Processos; Recompensas e Punições; Grau de confiança.
Fatores externos versus comportamento humano na organização
Pressões do superior, influência do colega, sistemas pessoais, mudanças na tecnologia, demandas da família, programas de treinamento e desenvolvimento, condições ambientais, estados de energia interna,
Pessoas,
...