Pisicologia Do Esporte
Trabalho Escolar: Pisicologia Do Esporte. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jaqlopez • 30/5/2013 • 1.843 Palavras (8 Páginas) • 750 Visualizações
Psicologia do esporte
“A Psicologia do Esporte e do Exercício é um estudo científico de pessoas e seus comportamentos em atividades esportivas e atividades físicas, e a aplicação deste
conhecimento”
A psicologia do esporte é uma disciplina acadêmico-científica, e também um campo de intervenção profissional .
- Enquanto disciplina acadêmica: emerge principalmente dos departamentos das
Universidades das Ciências do Esporte ou Educação Física. Trabalha na investigação
e desenvolvimento de teorias e modelos, buscando compreender o comportamento
no esporte e no exercício físico.
Enquanto campo de intervenção profissional refere-se à prática da Psicologia por profissionais que se especializaram no trabalho com atletas ou praticantes de exercícios físicos em diversos contextos. Trabalha para melhorar o desempenho dos atletas, aconselhá-los, reabilitá-los de lesões e promover o exercício físico para melhorar a saúde física e mental dos indivíduos.
- O profissional da Psicologia do Esporte deve adquirir uma formação de conhecimentos que garanta uma boa formação geral em Psicologia aliada aos
conhecimentos específicos do exercício físico e do esporte .
Histórico da psicologia do esporte
A Grécia Antiga é tida como o berço da Psicologia Esportiva, pois ali alguns filósofos, como Aristóteles e Platão, falavam sobre as funções do movimento por meio dos conceitos de corpo e alma.
Com isso, o desenvolvimento da Psicologia Esportiva se confunde com o
desenvolvimento da Psicologia Geral, devido à sua base filosófica.
- Entre os estudos iniciais em Psicologia do Esporte encontra-se o de Fitz (1897), o qual afirmou que a prática esportiva (jogar) era um meio de se preparar para a vida, por promover a capacidade de julgamento, habilidade de perceber as condições corretamente e a habilidade de reagir rapidamente.
- Triplett (1898) estudou a influência do adversário em ciclistas. Para ele a presença
do adversário funcionava como um elemento motivador para o aumento do esforço do atleta.
No início do século XX surgiram as primeiras discussões sobre a influência do aspecto psicológico no desempenho de atletas no contexto esportivo, mas como a Psicologia ainda não estava consolidada como uma ciência, as publicações da época eram escritas por educadores, atletas e jornalistas, que não apresentavam suporte científico suficiente para explicar esta variável.
-Coleman Griffith foi considerado o Pai da Psicologia do Esporte, pelo fato de ter sido o primeiro a criar um laboratório de Psicologia do Esporte, o que se deu em
1925, na Universidade de Illinois.
Ele tinha como meta investigar um conjunto de elementos psicológicos relevantes para o rendimento esportivo.
-Após a Segunda Guerra Mundial, entre os anos1945 e 1964, surgiram vários laboratórios de Psicologia do Esporte nos Estados Unidos.
-Durante o período de 1950-1980 a Psicologia do Esporte começou a construir a sustentação teórica que embasaria as pesquisas desta área.
- Em 1965 foi criada a Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte em Roma.
- Em 1966 foi criada a Sociedade Norte-Americana para a Psicologia do Esporte e Psicologia da
- Em 1979 surge no Brasil de forma ordenada a Psicologia do Esporte. Naquele ano
foi fundada a Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte, da Atividade Física e da Recreação (SOBRAPE).
- No ano de 2006 surge também no Brasil a Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAPESP), por iniciativa de um grupo de psicólogos e profissionais de educação física preocupados em discutir e promover os estudos e práticas profissionais da Psicologia Esportiva no país.
- No âmbito nacional, o primeiro trabalho de intervenção foi realizado em 1958 por João Carvalhaes, psicólogo do São Paulo Futebol Clube, o qual posteriormente realizou trabalhos com a seleção brasileira de futebol.
- Outro profissional foi Athaide Ribeiro da Silva, que trabalhou em 1962 e 1963 na seleção brasileira de futebol.
- Não é coincidência a Psicologia do Esporte no Brasil ter começado com o futebol, já que este é o esporte nacional, portanto o de maior investimento
Outro aspecto a destacar da formação profissional é que a disciplina Psicologia
do Esporte não está presente na grade curricular da maioria dos cursos de Psicologia do Brasil, quando aparece, tem caráter eletivo, embora a disciplina esteja
presente há quase duas décadas nos currículos dos cursos de Educação Física como
disciplina obrigatória .
-ESTADO ATUAL DA PSICOLOGIA DO ESPORTE
Predominam estudos de laboratório sobre aprendizagem motora e estudos descritivos sobre a personalidade do atleta até a fase de aplicações práticas, na qual se enfatiza a importância da preparação psicológica dos atletas para a melhoria do rendimento em competições.
-Aprendizagem Motora
Busca compreender como as pessoas adquirem habilidades motoras, como elas desenvolvem e usam tais habilidades em diversas situações.
HABILIDADE MOTORA: pressupões ação voluntária do corpo para atingir um objetivo.
Ex: caminha, tocar violino,arremesso no
...