Portfolio Psicologia da Educação
Por: Charles Angeli • 20/3/2020 • Trabalho acadêmico • 458 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
NOME DO ALUNO: Charles angeli
RA: 8070371
Psicologia da Educação – 1ª atividade de portfólio
Trabalho apresentado para a disciplina de Psicologia da Educação, sob a orientação da Profª Eliane Aparecida Piza Candido, como requisito parcial para aprovação na disciplina.
CURITIBA
2019
Com base nos estudos da Unidade 2, ou seja, nas abordagens teóricas do Behaviorismo, Psicanálise, Gestalt e Humanismo, faça um quadro ou tabela contendo uma descrição das possibilidades e limitações de cada abordagem no contexto escolar, de forma resumida e com suas palavras. Para tanto, pense no foco principal de cada abordagem, e nos conceitos formulados por elas que tem relação com a aprendizagem/educação, ou seja, quais conceitos podem ser aplicados à educação.
Nas limitações, descrevam o que a abordagem deixa de explicar no âmbito educacional, quanto ao aluno ou à aprendizagem.
POSSIBILIDADES LIMITAÇÕES
BEHAVIORISMO
E
NEOBEHAVIORISMO
Nesta abordagem é possível para o professor observar o comportamento do aluno e estimular comportamentos desejáveis e reprimir e punir comportamentos indesejáveis e incentivar a repetição para melhor memorização e aprendizado. Ela limita-se a observação comportamental do coletivo e por consequência as características individuais como a vontade, o sentimento, a consciência, a inteligência e as emoções são deixadas de lado.
PSICANÁLISE Nesta abordagem a transmissão de conhecimento é de forma mais humana e menos técnica devido a ligação afetiva entre aluno e professor, pois o aluno que gosta do seu professor confiara em seus conhecimentos e será mais cooperativo. Em contrapartida este método se baseia em laços afetivos no inconsciente individual, se não houver sentimentos positivos pelo professor o aluno terá dificuldade no aprendizado e o mesmo acontece com seu professor que se não ter afeto pelo aluno ele não conseguirá ensina-lo como deve.
HUMANISMO
Neste contexto o aluno fica livre para expressar seus sentimentos e assim proporcionando uma aprendizagem voltada a originalidade, auto iniciativa, originalidade, criatividade, assim buscando o autoconhecimento. No humanismo os métodos não teriam importância e seria impossível para o professor desenvolver uma estratégia de ensino junto ao aluno.
GESTALT Neste método o aluno terá um melhor aprendizado usando sua percepção visual ou espacial, o cérebro humano seria dinâmico e usaria todas as funções ao mesmo tempo. Nesta
...