Portfólio Psicologia da Educação
Por: Jamile Coutinho • 1/11/2019 • Projeto de pesquisa • 1.028 Palavras (5 Páginas) • 1.418 Visualizações
CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO
PEDAGOGIA
PORTFÓLIO / PROJETO DE PRÁTICA – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO.
ALUNA: JAMILE DAS GRAÇAS COUTINHO – RA: 8070836
TURMA: DGPED1802SJCA3O
PROFESSOR TUTOR: KEIKO MALY GARCIA D AVILA BACARJI
São José dos Campos
2019
Introdução e Descrição do Projeto
O projeto visa propiciar ao futuro professor um momento de reflexão sobre sua prática pedagógica, com base na Abordagem Socioconstrutivista, uma relevante teoria nas áreas da Psicologia e da Educação. Além disso, objetiva-se que o aluno relacione teoria e prática, aplicando um dos conceitos da abordagem a uma realidade prática ou real.
Materiais e Métodos
Etapa 1 – Estude a Unidade 4 – Teorias Cognitivas da Aprendizagem, bem como o artigo indicado no PEGE (trecho que aborda a Teoria de Vygotsky).
Etapa 2 – Realize a observação de uma situação natural que envolva algum tipo de aprendizagem e mediação, seja de conceitos ou habilidades (na sua casa com seus filhos ou com outras crianças, uma interação entre crianças no parque ou entre crianças e adultos), descrevendo esta situação, ou seja, você deve descrever o que foi observado, qual a situação, enfim a descrição detalhada da cena vista, inclusive o local onde a observação ocorreu. Se possível, cite a idade das pessoas envolvidas, sem citar nomes, mantendo o sigilo quanto à identidade das pessoas.
Etapa 3 – Elabore um texto com base na situação observada indicando onde é possível perceber o conceito de zona de desenvolvimento proximal. Primeiramente, defina o conceito, e depois o relacione com a situação observada, indicando na observação onde aparece o nível de desenvolvimento real e potencial, e a zona de desenvolvimento proximal propriamente dita. Também mencione a mediação.
Etapa 4- Faça uma conclusão, descrevendo como este trabalho auxilia na sua formação acadêmica e a possibilidade de utilizar o conhecimento adquirido na sua prática profissional.
Desenvolvimento
A situação observada foi dentro de uma sala de aula com uma professora que já leciona há 27 anos, com alunos do 1º ano, onde eles possuem uma faixa etária de 6 a 7 anos de idade e neste dia havia apenas 11 alunos na sala.
Naquele dia, a professora sugeriu uma atividade onde os alunos conheciam a música, sendo a cantiga popular “Caranguejo”. Ela primeiramente pediu para que cada um lesse e ou circulasse as letras e sílabas que conheciam. Quando enfim cantou a música, todos os alunos acompanharam-na.
Dando sequência na atividade pediu para que eles colassem a cantiga no caderno e deu uma outra folha pedindo para que escrevessem a cantiga sem copiar do caderno, porém houve uma dificuldade e ela sendo a mediadora ajudou-os a escrever a cantiga pronunciando as palavras e em alguns momentos falava sílaba por sílaba.
Por fim, ela deu uma outra atividade onde os alunos deveriam completar os espaços da cantiga e mais de 90% da sala conseguiu realizar com autonomia. O único aluno que teve dificuldade foi o que possui atraso mental e mesmo assim conseguiu identificar as letras iniciais de cada espaço.
Análise do relato
Conceituando zona de desenvolvimento proximal, trata-se do espaço/período em que a aprendizagem acontece, tendo como base dois níveis de desenvolvimento: o real e o potencial. (CAMPOS, 2016).
Segundo Campos (2016, p. 179), define-se nível de desenvolvimento real aquilo que o sujeito consegue fazer sozinho sem ajuda e o nível de desenvolvimento potencial aquilo que o sujeito conseguirá fazer com ajuda/auxílio de um mediador sendo um adulto ou criança mais velha.
Na situação observada, baseado na teoria socioconstrutivista de Vygotsky, pode-se observar a zona de desenvolvimento proximal com base primeiramente no nível de desenvolvimento real da criança por meio de sua motivação interna, ou seja, as crianças conheciam a cantiga e sabiam cantar (objeto no qual foi construído socialmente). Ao instigar as crianças a cantarem a cantiga ficou claro que todas conheciam a música, mas foi necessário ir além para saber a habilidade de escrita e por meio da mediação da professora (nivel de desenvolvimento potencial) foi possível este avanço.
...