Precisa de pessoas nas favelas
Tese: Precisa de pessoas nas favelas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kkatiaa • 29/10/2013 • Tese • 1.814 Palavras (8 Páginas) • 351 Visualizações
Introdução
No filme Tropa de Elite é mostrada uma historia essa que de alguma forma sintetiza de que como a população vivia dentro do Morro. O abandonado entre a pobreza e a violência, era a melhor forma de discriminação. Tentavam resolver a situação de tal forma que por mais que tentassem faltava a todos uma oportunidade, e nas poucas que tinham a mais fácil era adentrar ao tráfico de drogas, e neste caso é, e sempre será o melhor caminho a seguir. Pois o que mais nos chama a atenção são alguns tipos de situações, uma das era como eram realizados os trabalhos dos Assistentes Sociais em campo. Sempre procuravam agir por meios institucionais, sendo que nesta situação o único caminho “suporte” que eles teriam, era através do fator de legitimação. Cabendo somente às instituições não governamentais promover alguns tipos de recursos e, sendo assim acabavam provocando na população e nos profissionais tais situações de ambivalência “ódio, por não terem onde recorrer e por que de alguma forma foram abandonados naquela situação sendo ate mesmo de risco”.
Analise
Estes confrontos se tornavam mais frequentes a cada dia, pois buscava nas necessidades a ajuda que precisavam e ao mesmo tempo tendo que exercer funções de regulação, pois a ajuda quase sempre estará sujeita a “normas” que se devem cumprir, tendo também a necessidade de articular os interesses e, também lutavam por direitos individuais e seus deveres, para que a busca não sejam racionalizada e os custos que seriam socialmente suportados.
1-A necessidade das pessoas na favela.
Em um trecho do filme um Policial disfarçado de estudante vê que uma criança tem dificuldades em enxergar, esta criança é ajudada pela ONG, mas não tem condições de ajudar com a compra de um óculo, sendo este estudante “Policial Mathias” doa o óculos ao menino, vendo como esta ação seria fundamental para os seus estudos, ações como esta é que faz a diferença na vida dele, e que talvez se não houvesse uma interferência publica aquela criança nunca teria feito exames e usado um óculo adequado a sua necessidade.
2-A chegada do Papa no Rio de Janeiro.
A chegada do Papa tornou-se uma das grandes mobilizações na favela, deslocando o batalhão do Bope para fazer a “Limpeza” no local, para mostrar que a favela precisava ser mais segura tanto para o Pontífice quanto para seus moradores, mas, porém com sua forte presença de certa forma exigiu uma segurança mais preparada e mais reforçada, pois não é todo dia o “Papa” sobe o Morro. Esse tipo de ação se tornou bem sucedida e ainda ajudou a diminuir o tráfego de drogas e a violência sofrida no dia-a-dia.
Este filme nos traz a realidade de muita violência, miséria e droga. Fazendo com que se torne corriqueiro e normal na vida dos favelados e o sofrimento, se faz necessário na intervenção publica para tentar resolver estes “tais conflitos sociais”. O Assistente Social vem se tornando um excelente profissional, pois a sua atuação na vida dessas pessoas é se tornar o facilitador entre elas, sendo assim pode-se dizer que se encontra em um importante papel para a população que ali habita.
Na resolução entre conflitos sociais, pode-se dizer que podemos levar os indivíduos à reflexão, auxiliando todas as partes a se constituírem no entendimento, informando quais serão as consequências destinadas de seus atos. Podemos esclarecer que através das leis podemos buscar o entendimento sobre quais são nossos direitos e deveres de cidadãos. A real situação atendida através das leis são as compreendidas como:
Estatuto da criança e do adolescente (Lei 8069, de 13 de julho de 1990). Estatuto do Idoso (Lei no 10.741, de 1º de outubro de 2003). Maria da Penha (Lei nº 11.340, de Sete de agosto de 2006). Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS- Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993).
Conclusão
Podemos observar que
...