Processos Psicologicos Basicos
Artigos Científicos: Processos Psicologicos Basicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kristali • 8/10/2014 • 4.087 Palavras (17 Páginas) • 947 Visualizações
SENSAÇÃO
Neste módulo, estudaremos como se dá os processos de sensação e percepção em seres humanos.
O autor do livro considerado como referência básica desta disciplina, David Myers, apresenta um parágrafo que define os dois processos alvo deste módulo de estudos. Leia-o atentamente:
Para representar o mundo em nossas cabeças, devemos detectar a energia física do ambiente e codificá-la como sinais neurais, um processo denominado tradicionalmente sensação. E temos de selecionar, organizar e interpretar nossas sensações – um processo denominado percepção. Em nossas experiências cotidianas, sensação e percepção combinam-se em um processo contínuo.
(Myers, 2006. p. 136)
A partir do relatado por Myers (2006), podemos considerar a sensação como o processo que compreende a captação dos estímulos externos pelos nossos órgãos sensoriais e o envio destas informações até o nosso cérebro (Sistema Nervoso Central). Já a percepção seria o processo transformação destes estímulos sem sentido, num todo com significado e utilidade para nossa vida cotidiana. Realmente, na prática, sensação e percepção são processos que se misturam. Mas, para fins didáticos, iremos separá-los, com o intuito de facilitar a sua aprendizagem.
Este módulo de estudos possibilitará a você entrar em contato inicialmente com o processo de sensação humana, em todos os seus detalhes. Os princípiosbásicos da sensação humana (noção de limiar e seus subtipos – limiar absoluto, estimulação subliminar e limiar diferencial), como se dá a adaptação sensorial e quais são as especificidades de cada sentido humano se apresentam como tópicos fundamentais deste assunto.
EXERCÍCIO EXEMPLO:
A sentença abaixo é constituída por duas asserções, sendo que a segunda asserção aparece em negrito como uma justificativa e/ou complementação da primeira. Leia-a com atenção.
A sensação começa quando a energia, oriunda de uma fonte externa ou do interior do corpo, estimula uma célula receptora de um dos órgãos sensoriais, tais como o olho ou o ouvido, porque a função de cada célula receptora é enviar um sinal por meio dos nervos sensoriais até a área apropriada do córtex cerebral.
Observe as alternativas abaixo e assinale aquela que estiver correta.
Alternativa
1ª asserção
2ª asserção
Razão
a)
Verdadeira
Verdadeira
A 2ª é uma explicação correta da 1ª
b)
Verdadeira
Verdadeira
A 2ª não é uma explicação correta da 1ª
c)
Verdadeira
Falsa
-
d)
Falsa
Verdadeira
-
e)
Falsa
Falsa
-
RESOLUÇÃO:
A alternativa correta a ser assinalada é a de letra “a”. Aprimeira parte da frase (redigida sem o negrito e correspondente à 1ª asserção) apresenta um conteúdo coerente ao exposto nos textos sugeridos para disciplina. O mesmo se dá para a 2ª asserção (parte da frase redigida em negrito), que também é condizente com os pressupostos defendidos para a sensação humana e, além disso, complementa corretamente a 1ª asserção. Portanto, ambas as asserções são verdadeiras e a 2ª é uma explicação correta da 1ª.
MÓDULO 2 – PERCEPÇÃO
Neste módulo será trabalhado o processo de percepção humana em todo o seu detalhamento (conceito, caracterização do processo e metodologia de estudo).
Manteremos o David Myers como o autor de uma das referências básicas deste módulo de estudos. Consideremos, agora, o que este autor apresenta como definição de percepção humana e qual a correlação deste processo com a sensação (tópico trabalhado no módulo anterior).
Há 2.400 anos, Platão observou corretamente que nós percebemos os objetos através dos sentidos, com a mente. Para construir o mundo exterior no interior de nós mesmos, precisamos detectar a energia física do meio ambiente e depois codificá-la como sinais neurais (um processo tradicionalmente denominado sensação). Também precisamos selecionar, organizar e interpretar nossas sensações (um processo tradicionalmente denominado percepção). Nós não apenas sentimos as paisagens e os sons, os sabores e cheiros, nóstambém os percebemos. Nós não ouvimos tão-somente uma mistura de notas e ritmos, mas sim o choro de uma criança, o ruído do trânsito, o crescendo de uma sinfonia. Em resumo, transformamos as sensações em percepções. Nós criamos o significado.
(MYERS, 2006. p. 166)
Perceba que algo já trabalhado no módulo n° 1 será resgatado neste módulo, a fim de contextualizar este novo assunto. A sensação e a percepção, embora consideradas como processos que interagem continuamente, serão novamente desmembradas neste módulo, para sua melhor aprendizagem. No módulo anterior (de n° 1), o processo trabalhado em maior detalhamento foi o da sensação humana. Neste módulo, focalizaremos a percepção humana, porém, sem abandonarmos
...