Processos psicológicos básicos II - 3º período
Seminário: Processos psicológicos básicos II - 3º período. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: biass • 1/5/2014 • Seminário • 810 Palavras (4 Páginas) • 552 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Anápolis
Nome: Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II - 3º período.
Professor: Tiago Pitaluga
Fichamento: PLT 693, autor David Myers – Aprendizagem, Pensamento e Linguagem.
O autor começa o texto da aprendizagem dizendo que grande parte do que fazemos aprendemos a partir da experiência. O que mais importante que a natureza nos deu pode ser a adaptabilidade, ou seja, nossa capacidade de aprender novos comportamentos.
No texto ele examina três tipos de aprendizagem que são ela: o condicionamento clássico, o condicionamento operante e a aprendizagem por observação.
Como podemos definir aprendizagem: Uma mudança relativamente permanente no comportamento de um organismo devido á experiência.
A aprendizagem por associação é o aprendizado que certos eventos ocorrem muito próximos. Os dois estímulos são como no condicionamento clássico ou como no condicionamento operante.
O condicionamento é o processo de aprender associações no condicionamento clássico, ou seja, aprendemos a associar dois estímulos e assim antecipar eventos.
Por condicionamento ou por observação nós humanos aprendemos e nos adaptamos ao ambiente. Também aprendemos a repetir atos que trazem bom resultados e a evitar os que trazem maus resultados.
Observamos os outros aprendemos a nos comportar é a Aprendizagem por observação.
Segundo Watson a ciência da psicologia deveria estudar como o organismo reagem a estímulos em seus ambientes. Seu objetivo é antecipar e controlar o comportamento.
Pavlov influenciou o behaviorismo com o fenômeno que ele explorou e é chamado de condicionamento clássico.
Resposta incondicional RI no condicionamento clássico, a resposta não apendida e natural ao estimulo incondicionado EI.
Estimulo incondicionado EI – natural e automático, uma resposta.
Resposta condicionada RC – a resposta aprendida a um estímulo outrora neutro.
Estimulo condicionado EC – um estímulo originalmente irrelevante que depois de associado a um estimulo incondicionado EI passa a desencadear uma resposta condicionada.
Importante:
EI. Estimulo incondicionado
RI. Resposta incondicionada
EC. Estimulo Condicionado
RC. Resposta condicionada
Aquisição é o estágio inicial, quando um estímulo neutro é ligado a um estímulo incondicionado de forma que o primeiro comece a provocar a resposta condicionada.
Extinção é a diminuição de uma resposta condicionada.
Para Pavlov quando o sinal sonoro era ouvido sucessivas vezes sem apresentação do alimento, os cães salivam cada vez menos, esse declínio da salivação ilustra a extinção.
Devido á generalização, estímulos semelhantes a objetos naturalmente repulsivos ou atraentes irão, por associação, evocar repulsa ou atração.
A discriminação é a capacidade aprendida de distinguir entre um estímulo condicionado e outros estímulos irrelevantes, a capacidade de reconhecer diferenças é adaptativa.
Recuperação espontânea é o reaparecimento, depois de uma pausa, de uma RC extinta.
Generalização é a tendência de estímulos semelhantes a eliciar respostas semelhantes.
Discriminação no condicionamento clássico a capacidade aprendida de distinguir entre EC e outros que não sinalizam um EI.
Os processos cognitivos (pensamento, percepção, expectativa).
Os primeiros behavioristas acreditam que os comportamentos aprendidos de ratos e de cães podiam ser reduzidos a mecanismos não mentais, de modo que não era necessário considerar a cognição.
A maioria dos psicólogos concorda que o condicionamento clássico é uma forma básica de aprendizagem.
A importância reside em primeiro lugar na seguinte descoberta: muitas outras respostas a muitos outros estímulos podem ser classicamente condicionadas em muitos outros organismo.
...