Projeto De Intervençao
Ensaios: Projeto De Intervençao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: siadma • 2/10/2014 • 1.097 Palavras (5 Páginas) • 338 Visualizações
1.INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar o caso de um comunidade chamada de Ilha das Flores, área afetada pelos grandes depósitos de lixo, e pelos inúmeros problemas sociais, existentes, situada na região de Porto Alegre. É retrato de um dura realidade enfrentada pela população desta comunidade que são pessoas pobres sem nenhuma instrução e estudo que vivem das migalhas dos alimentos que os porcos não querem mas, depois da coleta seletiva, que indica o que pode ser consumido pelos porcos, a população passa a disputar as sobras do lixo. Um dos inúmeros problemas enfrentados não deixa de ser o deposito de lixo onde a população se mistura ao lixo causando assim vários problemas inclusive doenças além do mau cheiro constante nesta localidade.
Observando e podendo analisar a situação em que esta comunidade vive é necessário criarmos um projeto de intervenção onde o mesmo tenha o objetivo de amenizar um dos inúmeros problemas que esta população sofre, sabemos que o sistema que estamos inseridos é o principal contribuinte para tantas questões sociais enfrentadas por esta população. Apesar da Constituição Federal e diversos estatutos assegurarem o acesso a educação, saúde, moradia a realidade que se vê esta muito distante, Pensando nesta situação criaremos um Projeto LIXOETRAORDINARIO que tem como responsáveis técnicas Edilene Porto Aires e Maria Elisa de Santana Santos que foi elaborado em 01 de março de 2013
2.JUSTIFICATIVA
Na tentativa de atender as necessidades vivenciadas pelas famílias moradoras da comunidade observamos as dificuldades que a comunidade enfrenta, a respeito do deposito de lixo neste local e o quanto é perigoso e prejudicial para a população está em contato direto com o lixo onde é produzido vários tipos de bactérias, fungos, atraindo baratas ratos, moscas, mosquitos, estes animais podem transmitir doenças serias, como dengue, febre tifoide, cólera, disenteria, peste bubônica. Além das questões ambientais, que é a poluição do solo e dos rios como a decomposição do lixo produzindo um tipo de substancia chamado chorume que exala um mau cheiro, é duas vezes mais poluente que o esgoto.
Por esta razão, e ciente de que nenhum outro projeto neste sentido foi realizado nesta comunidade é de grande importância a implantação deste projeto LIXOESTRAORDINARIO que tem a responsabilidade de resgatar a conservação do meio ambiente e conscientização do mal que faz a destruição ambiental, além das doenças características da miséria passem a ter doenças degenerativas em decorrência da poluição ambiental.
Percebemos as necessidades de propor ações que venham oferecer uma melhor qualidade de vida a essa comunidade com um olhar sustentável e assegurando uma fonte de renda que auxiliem essas famílias.
Consciente de que infelizmente esta população tenha outras severas preocupações, antes da formação de sua consciência ambiental, a atenção ao meio ambiente a principio não tem nenhum importância para o seu dia a dia.
3.OBJETIVO GERAL
O objetivo geral deste projeto é refletir sobre a complexidade da questão do tratamento do lixo e compreender como pessoas em situação de extrema pobreza recorrem a ele em busca de alimentos.
Tem como objetivo melhorar as condições que a população da ilha das flores vive, evitando o risco de doenças e dando uma melhor condição básica para elas, através deste projeto acreditamos que seja possível uma pequena mudança no modo de como essas pessoas lhe dão com as suas necessidades básicas e uma conscientização das necessidades precárias que estão tendo.
4. OBJETIVO ESPECIFICO
1-Cadastrar a população para este projeto
2-Conscientizar a população sobre o perigo das doenças que o lixo pode trazer, o quanto é prejudicial para a população e o meio ambiente
3-Incentivar a promover o trabalho coletivo para a coleta de lixo seletivo
4-Tentar conscientizar a população sobre a importância do meio ambiente nos nossos dias.
5-Buscar parceria com outras empresas na implantação de uma cooperativa para reciclagem.
6-Divulgar este trabalho através de um carro de som e outdoor para regiões vizinhas também participarem.
5.METAS
Durante a excursão deste projeto pretendemos cadastrar 100% da população que reside na comunidade através de visitação em cada casa e 60%das pessoas interessadas no projeto
Através de palestras, cursos, entrevistas, distribuição de panfletos com informativos, conscientizar a população sobre doenças causadas pelo lixo estimulando-os para que percebam a importância da natureza e do meio ambiente limpo.
Para a realização da coleta coletiva do lixo seletivos e reciclagem construiremos um galpão dentro da comunidade para os catadores de lixo separarem o material reciclável do restante do lixo que será destinado a aterros sanitários. Colocação de lixeiras para a separação do lixo.
Buscar voluntários na área de saúde como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, para serem os palestrantes, na tentativa da prevenção.
Conseguir uma parceria com algumas empresas privadas para implantação da cooperativa onde iremos treinar e ensinar as pessoas cadastradas no projeto a criar matérias com lixo reciclado, trazendo assim uma fonte de renda para as famílias da comunidade.
Com o carro de som e o outdoor divulgarem o projeto para a comunidade e regiões próximas.
6.METODOLOGIA OU ESTRATEGIA DE AÇÃO
O projeto foi desenvolvidopara atender os objetivos pré-determinados, construiu-se metodologia de trabalho que possibilite a construção da consciência em relação a um vida mais digna para esta população. Para tanto
...