Projeto De Intervenção
Dissertações: Projeto De Intervenção. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 220704 • 2/12/2013 • 2.676 Palavras (11 Páginas) • 463 Visualizações
SALVADOR
JÚLIO GOMES
UHEIDER PIRES
PROJETO DE INTERVENÇÃO: GACC-GRUPO DE APOIO A CRIANÇAS COM CÂNCER
SALVADOR-BA
2013
JÚLIO GOMES
UHEIDER PIRES
PROJETO DE INTERVENÇÃO: GACC-GRUPO DE APOIO A CRIANÇAS COM CÂNCER
Trabalho apresentado como requisito parcial para avaliação da disciplina de Estágio Básico I do curso de Psicologia da Faculdade UNIME, sob a orientação do professor Vinícius Farani.
SALVADOR-BA
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04
2. JUSTIFICATIVA....................................................................................................05
3. OBJETIVO GERAL................................................................................................06
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS..................................................................................07
5. METODOLOGIA....................................................................................................08
6. RECURSOS HUMANOS E MATERIAS................................................................09
7. CRONOGRAMA.....................................................................................................10
8.CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................11
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÂFICAS......................................................................12
1. INTRODUÇÃO
Este projeto de intervenção tem por objetivo implantar e desenvolver um grupo de autoajuda junto aos pais, responsáveis e acompanhantes das crianças que são submetidas ao tratamento de câncer através do GACC - Grupo De Apoio à Criança Com Câncer, uma instituição preocupada em promover a assistência psicossocial, médica e financeira às crianças com câncer oriundas de famílias carentes do estado da Bahia, bem como disponibiliza hospedagem para os que não residem na capital, terapia ocupacional, ajuda financeira para compra de medicamentos de suporte, Ajuda financeira para colocação de próteses e órteses, exame preventivo para as mães (câncer ginecológico), planejamento familiar, assistência odontológica e psicológica.
A finalidade deste projeto será estimular o envolvimento entre os pais, responsáveis e acompanhantes, através da troca de experiências entre eles, no sentido de minimizar o seu sofrimento, bem como o sofrimento do seu ente em tratamento, uma vez que propicia aos participantes a possibilidade de entrar em contato com seu mundo interno. Este tipo de percepção da aos participantes mais instrumentos para lidar com a situação difícil que representa uma criança portadora de câncer.
04
2. JUSTIFICATIVA:
Segundo Campos (1998), os programas mais conhecidos de atendimento ao paciente de câncer e familiares, o PAA – Programa de Autoajuda foi adaptado da forma originalmente proposta por seu criador Simonton (1987), para utilização em hospitais da rede pública de saúde, tendo apresentado resultados positivos nos quesitos adesão, mudança de comportamento em relação à doença e elaboração de modos eficazes de enfrentamento. Enfrentar o tratamento junto ao paciente e todas as suas vicissitudes, juntamente com a incerteza de cura e a possibilidade de morte, são situações que coloca o acompanhante diante de experiências de forte carga emocional diante das características da doença e o tratamento prolongado, com várias internações e procedimentos médicos como quimioterapia, radioterapia entre outros.
Holland (1991) estabelece que além do paciente, também os familiares de um portador de câncer, merecem cuidados constantes e específicos, que podem variar de acordo com o lugar que ocupam na constelação familiar.
05
3. OBJETIVO GERAL:
Oferecer suporte emocional aos acompanhantes, no intuito que desenvolvam estratégias psicológicas de enfrentamento das adversidades do tratamento do seu ente familiar, viabilizando a promoção, manutenção e restabelecimento da sua saúde emocional, bem estar e qualidade de vida, bem como esclarecer as dúvidas sobre a doença, as intervenções médicas e demais tratamentos, através de reuniões coordenadas pela(o) psicóloga(o) responsável pelo grupo.
06
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Analisar possíveis sentimentos em relação
...