Projeto de Estágio
Por: Eli Oliveira • 9/4/2019 • Projeto de pesquisa • 1.805 Palavras (8 Páginas) • 192 Visualizações
FACULDADE SUDOESTE PAULISTA[pic 1][pic 2]
CAMPUS ITAPETININGA
GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA[pic 3]
ALESSANDRO ALMEIDA
ELAINE MORAIS
ELISSON FELIPE DE OLIVEIRA
TAMIRES ROSA
PROJETO:
Tecendo novas relações
ITAPETININGA-SP
2019
ALESSANDRO ALMEIDA
ELAINE MORAIS
ELISSON FELIPE DE OLIVEIRA
TAMIRES ROSA
PROJETO:
Tecendo novas relações
Trabalho realizado como exigência parcial para o cumprimento da disciplina Estágio I, ministrada pela Prof.ª Adriana A. A. de Oliveira, para o Quinto Semestre do curso de Psicologia da Faculdade Sudoeste Paulista.
ITAPETININGA-SP
2019
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO 1
2. JUSTIFICATIVA 2
3. OBJETIVOS 2
3.1. Geral 2
3.2. Específicos 2
4. PÚBLICO ALVO 2
5. METAS A ATINGIR 2
5.1. Quantitativas 2
5.2. Qualitativas 3
6. MÉTODO 3
7. RECURSOS 5
7.1. Humanos 5
7.2. Materiais 5
8. PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS 5
9. AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO 5
10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 6
11. PLANO DE APLICAÇÃO 6
12. CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO 6
- APRESENTAÇÃO
Considera-se que o fortalecimento do indivíduo e de suas relações com as redes, sejam elas pessoais ou materiais, é ponto central na questão da saúde e do bem-estar, pois é em conjunto com o outro, e através das relações, que uma pessoa constrói a visão de si mesma (CAMPOS e FERREIRA, 2007; GRANDESSO, 2000; SLUZKI,1997; WHITE e EPSTON, 1993 apud FEIJÓ e MACEDO, 2012). Assim, na relação com outro, a pessoa se sente legítima e forte e encontra os recursos dos quais precisa para sobreviver, crescer e realizar-se.
Dentro desse contexto, os graduandos de psicologia podem contribuir com sua bagagem na promoção de espaços de diálogo e crescimento junto aos alunos que estão na adolescência e passam pelas crises inerentes à esta fase, favorecendo o fortalecimento das relações interpessoais e o desenvolvimento da identidade coletiva e individual.
Levando isso em conta, o projeto “Tecendo Novas Relações” tem como objetivo trabalhar o eixo prioritário de promoção da cultura da paz e de direitos humanos, constante no Inciso VII, do Artigo 10 da Política Nacional Promoção da Saúde[1], que compreende promover, articular e mobilizar ações que estimulem a convivência, a solidariedade, o respeito à vida e o fortalecimento de vínculos, para o desenvolvimento de tecnologias sociais que favoreçam a mediação de conflitos, o respeito às diversidades e diferenças de gênero, de orientação sexual e identidade de gênero, entre gerações, étnico-raciais, culturais, territoriais, de classe social e relacionada às pessoas com deficiências e necessidades especiais, contribuindo para a redução das violências e para a cultura de paz.
Para isto, serão realizados encontros no formato de roda de conversa, com os alunos da disciplina eletiva de Psicologia, da Escola Estadual de Ensino Médio Integral Padre Arlindo Vieira, em Capão Bonito.
Os encontros serão planejados dentro da disciplina de Estágio I, da Faculdade Sudoeste Paulista, sob a supervisão da psicóloga e docente Prof.ª Adriana A. A. de Oliveira e visarão o desenvolvimento da autonomia e protagonismo dos alunos envolvidos, na medida em estas dimensões que estão intimamente ligados à auto percepção do indivíduo, à força pessoal e à possibilidade de inclusão social, além de tornar a saúde mental um tema mais familiar e cotidiano.
- JUSTIFICATIVA
Justifica-se este projeto pela vulnerabilidade inerente aos adolescentes e pela carência de espaços de diálogo, construção coletiva, valorização da identidade e discussão da saúde mental.
- OBJETIVOS
- Geral
O projeto tem por objetivo geral a realização de encontros com os alunos da disciplina eletiva de psicologia da Escola Estadual de Ensino Médio Integral Padre Arlindo com foco no desenvolvimento da autonomia e protagonismo deste público, potencializando suas habilidades e tornando a saúde mental mais próxima do seu cotidiano.
- Específicos
- Realizar dez (10) encontros, no formato roda de conversa, com dos docentes da disciplina eletiva de psicologia da EEEMI Padre Arlindo Vieira;
- Trabalhar temáticas de relevância à adolescência que auxiliem no desenvolvimento da autonomia e do protagonismo, considerando a saúde mental um tema cotidiano;
- Auxiliar os alunos na elaboração de um projeto de vida que corresponda à suas demandas atuais.
- PÚBLICO ALVO
Diretamente serão atingidos os discentes da disciplina eletiva de psicologia da Escola Estadual de Ensino Médio Integral Padre Arlindo Vieira de Capão Bonito e indiretamente seus núcleos relacionais.
- METAS A ATINGIR
- Quantitativas
- Realização de dez (10) encontros com os discentes da disciplina eletiva de psicologia da EEEMI Padre Arlindo Vieira;
- Aplicação de um questionário de interesses e habilidades a fim de estruturar o conteúdo programático, considerando também o conteúdo trazido nos primeiros encontros de estreitamente de vínculos.
- Qualitativas
- Quebrar os preconceitos relacionados à saúde mental e torná-la um tema cotidiano;
- Promover a prática do diálogo e empatia, auxiliando-os na compreensão de suas necessidades e relações;
- Favorecer o processo de construção da identidade coletiva e individual, fomentando a autonomia e protagonismo dos alunos.
- MÉTODO
O método a ser aplicado privilegiará a participação ativa dos discentes durante os encontros, que acontecerão em três momentos:
- Os 03 (três) primeiros serão espaços de partilha, estreitamento de vínculos e sondagem do público-alvo e acontecerão durante o horário da disciplina eletiva de psicologia, nas sextas-feiras, entre 07h30 e 09h00;
- Os 05 (cinco) encontros seguintes serão realizados em finais de semana, em dia e horário a definir, seguindo a organização da Escola da Família e privilegiarão as necessidades percebidas nos 03 encontros de sondagem.
- Os 02 (dois) últimos encontros serão momento para a elaboração de uma proposta de projeto de vida que corresponda as demandas atuais dos alunos, favorecendo o desenvolvimento do protagonismo e autonomia dos envolvidos. Ainda neste último encontro serão realizadas a avaliação e o fechamento do projeto.
No momento 1, a equipe do projeto, realizará atividades que favoreçam o estabelecimento de vínculos entre os alunos e equipe. Serão utilizadas dinâmicas de integração e apresentação e também aplicado um questionário (ANEXO 1), afim de conhecer melhor o grupo e seus interesses, dados essenciais à elaboração do conteúdo programático deste projeto.
...