Projeto de Vida com Jovens no 1º ano do Ensino Médio
Por: rafaelxcosta • 17/3/2019 • Projeto de pesquisa • 1.328 Palavras (6 Páginas) • 505 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE UNIDERP
Rafael Alves Costa
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Aconselhamento Psicológico
Campo Grande
2018
[pic 2]
Rafael Alves Costa
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Aconselhamento Psicológico
Relatório de estágio solicitado pela Professora e Supervisora Silvia Helena Torres da Rocha Pozzobom, na disciplina de Estágio Básico de Saúde do 6º semestre, do curso de psicologia da Universidade Uniderp.
Campo Grande
2018
- Introdução
O aconselhamento psicológico é uma relação de ajuda que visa facilitar uma adaptação mais satisfatória do sujeito à situação em que se encontra e otimizar os seus recursos pessoais em termos de autoconhecimento, auto-ajuda e autonomia. A finalidade principal é promover o bem-estar psicológico e a autonomia pessoal no confronto com as dificuldades e os problemas.
Segundo Rowland (1992), aconselhar não é dar conselhos, fazer exortações nem encorajar disciplina ou prescrever condutas que deveriam ser seguidas. Pelo contrário, trata-se de ajudar o sujeito a compreender-se a si próprio e à situação em que se encontra e ajudálo a melhorar a sua capacidade de tomar decisões que lhe sejam benéficas.
Bond (1995) diz que o aconselhamento psicológico é diferente de psicoterapia. As diferenças referem-se a aspectos específicos, tais como: carácter situacional; centrado na resolução de problemas do sujeito; focalização no presente; duração mais curta; mais orientado para a ação do que para a reflexão; predominantemente mais centrado na prevenção do que no tratamento; a tarefa essencial do técnico é facilitar a mudança de comportamento e ajudar a mantê-la.
O atendimento foi realizado na UBSF Jardim Azaleia, atualmente localizada na R. Riverside, Parque Res. Azaleia que oferece os atendimentos de: Médico Generalista, Odontológico (adulto e pediátrico), Enfermagem e de Serviço Social.
Os atendimentos são de 2ª a 6ª feira – das 07h às 11h e 13h às 17h, prestados por 02 equipes de profissionais.
O agendamento dos atendimentos é realizado da seguinte forma para:
* Consultas Médicas e de Enfermagem: Prévio – para retorno dos pacientes dos Programas ou demanda espontânea (diariamente 7h).
* Exames: agendados na recepção ao sair da consulta, conforme a necessidade do paciente e disponibilidade de vagas no sistema.
Oferece atendimentos nos Programas: Assistência Integral à Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, controle da Tuberculose e da Hanseníase.
Realiza coleta do exame de colpocitologia oncótica (preventivo do câncer de útero).
- Dados do atendimento
Paciente | Maria Fernanda Rocha Romero |
Data de Nasc. | 21/06/2012 – 6 anos |
Escolaridade | Cursando Ensino Fundamental – 1ª série |
Endereço | Rua Terlita Garcia, 1668, Santa Camélia |
Mãe | Gislene Rocha – 37 anos |
Pai | Cleyton Alce Romero – 41 anos |
Irmão | Cesar Augusto Rocha Romero – 2 anos |
Queixa | Se perdeu dentro da escola há 3 meses, desde então apresenta crises de choro, isolamento social, pouco apetite, pesadelos e medo de abandono. |
- Atendimento
O atendimento foi realizado em 3 sessões na modalidade de aconselhamento psicológico, no período matutino com um intervalo de 15 dias entre cada atendimento.
- Atendimento nº 01 (13/08/2018)
O primeiro atendimento foi em grande parte um diálogo com a mãe da paciente que relatou a queixa mencionada. A mesma afirma que a paciente sempre foi muito apegada a ela e há cerca de 6 meses começou a trabalhar fora. Desde então a paciente tem demonstrado baixo desempenho escolar e dificuldades de adaptação. Relata que por diversas vezes a paciente vai até a portaria da escola e chora afirmando que se sente abandonada pela mãe.
Em conversa com a paciente, esta afirma que sente muita saudade da mãe durante o período que está na escola. Foi perguntado como era seu relacionamento com os colegas de classe. A paciente relata que enfrenta dificuldades de se introduzir em um grupo pois muitos deles não a convidam, e em boa parte do tempo livre na escola, a paciente fica na portaria junto com a responsável pelo local, a mesma afirma que é sua única amiga e não sente tanta vontade de chorar quando está com ela.
Em casa, antes da sua mãe voltar do trabalho, a paciente fica sob os cuidados da babá juntamente com seu irmão mais novo. A paciente relata que a babá muitas vezes é relapsa no cuidado e se distrai facilmente com o celular, expondo seu irmão a situações de risco onde ela teve que chamar atenção.
Observou-se que a paciente estava disposta a colaborar com o processo de aconselhamento visto que não houve resistências, porém demonstrava muita timidez. Durante todo o diálogo manteve-se junto a mãe e sempre que verbalizava, direciona-se para ela.
O aconselhamento nesta sessão se deu acerca do tempo em que a paciente fica sem a mãe. Primeiramente na escola, foi pedido a paciente que tentasse convidar seus amigos ao invés de esperar eles virem até ela, a socialização na escola ajudaria a se distrair e esquecer a sensação de abandono. Quanto ao tempo em casa, foi solicitado a mãe que ressaltasse com a babá a importância do tempo de qualidade durante este período pois além dos cuidados com o irmão mais novo, a paciente também precisa de atenção para não ficar tão ansiosa pelo retorno da mãe.
...