Projeto sobre sexualidade para estudantes no 5º ano da escola primária
Relatório de pesquisa: Projeto sobre sexualidade para estudantes no 5º ano da escola primária. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Joize • 29/4/2014 • Relatório de pesquisa • 1.231 Palavras (5 Páginas) • 3.743 Visualizações
projeto sobre sexualidade para alunos do 5º ano do ensino fundamental.
PLANO DE AULA SOBRE SEXUALIDADE
Objetivos
• Reconhecer a importância da sexualidade em nossa vida.
• Discutir e aprofundar os conhecimentos sobre sexualidade.
Comentário
A sexualidade está sempre presente em nossa vida, desde a concepção de um novo ser, dos seus meses de gestação, até seu nascimento, a infância e as descobertas da adolescência e da fase adulta.
Hoje em dia se faz necessário que esse tema seja discutido nas escolas de forma clara, sem preconceitos, com naturalidade, pois ele faz parte de nossa vida, de nossas descobertas e conquistas.
Materiais
• Urna (caixa de sapato encapada, com uma fenda na tampa, para que os alunos coloquem suas perguntas).
• Folhas de sulfite.
• Lápis e/ou caneta.
Estratégias
1) Dizer aos alunos que ocorrerá uma ampla discussão sobre sexualidade e que esta poderá ser aprofundada (de acordo com os temas pelos quais a sala apresentar maior interesse). Para isso, eles utilizarão folhas de sulfite, nas quais escreverão suas possíveis dúvidas e/ou sugestões. Cada aluno deve colocar quantos papéis desejar na urna.
2) O professor deverá combinar com os alunos um tempo específico para a redação das questões a serem colocadas na urna.
3) Após o prazo estabelecido, o professor ressaltará a importância da discussão, enfatizando a não utilização de nomes pejorativos, bem como a não exposição de colegas da sala.
4) A atividade se iniciará com o professor retirando um papel da caixa e lendo o questionamento ou sugestão. Em seguida, o professor devolve o questionamento para a sala, procedendo assim até o final, a fim de que a resposta seja uma produção coletiva, de todo o grupo, o que permitirá o surgimento das discussões.
Dicas
1) O professor pode propor uma pesquisa para casa, conforme surgirem interesses específicos da classe, como, por exemplo, o tema das doenças sexualmente transmissíveis.
2) Um(a) ginecologista e/ou outro(a) especialista pode ser convidado(a) para um debate com os alunos.
Anexo
– SEXUALIDADE EM MINHA VIDA
A seguir é apresentada uma lista de fenômenos e aspectos relacionados, em maiores ou menores graus, com a sexualidade humana:
Prazer - Alegria – Dor – Pecado - Culpa
- Ereção - Inferioridade - Vício - Afeto
Obrigação – Proibido - Liberdade - Gravidez - Higiene
Dominação - Trauma - Virgindade - Lubrificação - Masturbação
Pais - Sexo - Rejeição - Satisfação - Traição
Amor - - Tesão - Saúde - Vergonha
Desejo - Paixão - Amizade - Necessidade – Filhos-relacionamento-família
a) Escolha vinte palavras que você acha mais importante para definir sexualidade humana e destaque na tabela.
b) Escreva um texto com o título “A sexualidade na minha vida” incluindo as palavras que você escolheu.
Dinâmica do espelho- Trazer para a sala uma caixa com um espelho dentro - Antes de passar a caixa, refletir com os alunos sobre a quem somos, e ressaltando a autoestima após passar a caixa aos alunos dizendo que dentro dela tem um presente especial, e que deve ser cuidado e respeitado, ao pegar a caixa o aluno deve abri-la e olhar sem dizer aos outro o que viu, apenas comentar o que acha do presente.
Estamos com fome de amor...
(JORNAL O DIA! Arnaldo Jabor) O que temos visto por ai ???
Baladas recheadas de garotas lindas, com roupas cada vez mais micros e transparentes.
Com suas danças e poses em closes ginecológicos, cada vez mais siliconadas, corpos esculpidos por cirurgias plasticas, como se fossem ao supermercado e pedissem o corte como se quer... mas??? Chegam sozinhas e saem sozinhas...
Empresários, advogados, engenheiros, analistas, e outros mais que estudaram, estudaram, trabalharam, alcançaram sucesso profissional e, sozinhos...
Tem mulher contratando homem para dançar com elas em bailes, os novíssimos "personal dancer", incrível. E não é só sexo não! Se fosse, era resolvido fácil, alguém dúvida?
Sexo se encontra nos classificados, nas esquinas, em qualquer lugar, mas apenas sexo!
Estamos é com carência de passear de mãos dadas, dar e receber carinho, sem necessariamente, ter que depois mostrar
...