Projetos e Práticas de Ação Pedagógica da Universidade Paulista Unip Interativa
Por: jvjurodrigues • 14/11/2016 • Projeto de pesquisa • 2.405 Palavras (10 Páginas) • 1.971 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE PEDAGOGIA
VIAJANDO PELA LEITURA
ALUNOS:
MARILEI SOLANGE DA SILVA – RA 1433422
IZABELA APARECIDA S. TORRES – RA 1432925
POLO
PIRAJUÍ
ANO
2015
AUTORAS:
MARILEI SOLANGE DA SILVA – RA 1433422
IZABELA APARECIDA S. TORRES – RA 1432925
VIAJANDO PELA LEITURA
Trabalho de Curso apresentado à disciplina Projetos e Práticas de Ação Pedagógica da Universidade Paulista Unip Interativa. Professora orientadora: Ana Paula Malicia de Souza.
POLO
PIRAJUÍ
ANO
2015
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
2- JUSTIFICATIVA
3- SITUAÇÃO PROBLEMA
4- PÚBLICO-ALVO
5- OBJETIVOS
6- EMBASAMENTO TEÓRICO
7- PERCURSO METODOLÓGICO
8- RECURSOS
9- CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
10- AVALIAÇÃO
11- CONSIDERAÇÕES FINAIS
12- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1- INTRODUÇÃO
O ensino da leitura na escola é muito importante nos dias de hoje; a leitura é um instrumento fundamental para a alfabetização, aprendendo a ler e aprendendo a fazer a leitura do mundo pode se desenvolver o espírito crítico e a criatividade e não a passividade. É através dela que o professor pode explorar a criatividade e aprofundar os conhecimentos.
O hábito da leitura da leitura ajuda a pensar certo, refletir e analisar a realidade. Também nos faz viajar através do mundo da fantasia, do saber e de novos sonhos, perspectivas sobre o mundo. Devemos ler sempre e seriamente livros que nos interessem que favoreçam a mudança da nossa prática, procurando nos adentrarmos nos textos, criando aos poucos uma disciplina intelectual que nos levará enquanto professores e estudantes não somente fazermos uma leitura do mundo, mas escrevê-lo o reescrevê-lo, ou seja, transformá-lo através de nossa prática consciente.
2- JUSTIFICATIVA
A leitura é um instrumento fundamental para a alfabetização, aprendendo a ler e aprendendo a fazer a leitura do mundo pode se desenvolver o espírito crítico, criatividade e não a passividade. É através dela que o professor pode explorar a criatividade e aprofundar os conhecimentos.
O hábito da leitura a ajuda a pensar certo, refletir e analisar a realidade. Também nos faz viajar através do mundo da fantasia, do saber, de novos sonhos, e novas perspectivas sobre o mundo.
Nas primeiras séries a leitura é de suma importância e fundamental que a criança desenvolva o hábito de ler, pois isso facilitará a aprendizagem de todas as áreas e as disciplinas, ampliando o vocabulário e proporcionando ao aluno uma bagagem suficiente para iniciar a transformação dos seus conhecimentos, em atitudes para a sua realidade.
3- SITUAÇÃO PROBLEMA
Nas primeiras séries a leitura é de suma importância e fundamental que a criança desenvolva o hábito de ler, pois isso facilitará a aprendizagem de todas as áreas e as disciplinas, ampliará o vocabulário e ira proporcionar ao aluno uma bagagem suficiente para iniciar a transformação dos seus conhecimentos, em atitudes para a sua realidade.
4- PÚBLICO-ALVO
3º ano do ensino fundamental.
5- OBJETIVOS
Objetivo Geral
- Demonstrar a importância da leitura nas séries iniciais, como também desenvolver nos alunos o prazer e o gosto pela leitura, enriquecendo suas experiências através de histórias ilustradas e escritas;
Objetivo específico
- Compreender como a criança desenvolve a linguagem, e identificar meios para que ela tenha uma boa dicção;
- Reconhecer e estimular a criança a ter um bom humor através do hábito de ler, analisar como a criança se identifica e constrói seus conhecimentos do mundo em sua volta através da leitura;
- Promover a participação da comunidade para que se forme um grande elo em favor do gosto pela leitura.
6- EMBASAMENTOS TEÓRICO
Como a leitura faz parte da vida da criança, e ela não precisa receber instrução para começá-la, antes mesmo de frequentar uma escola, porque já observa e a seu modo lê tudo o que lhe chama a atenção e o que é de seu interesse, quando está chega na escola, já tem uma certa vivencia junto a seus familiares e pessoas de seu convívio permanente.
“A leitura como prática social, é sempre um meio nunca um fim. Ler é resposta a um objetivo, a uma necessidade pessoal” (BRASIL, 2001, p.57)
Ler não é somente decifrar códigos, muito mais que isso, é saber interpretar a mensagem e atribuir a ela uma vivência pessoal e interiorizá-la.
A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir de seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre a língua: características do gênero, do portador, do sistema de escrita, etc. Não se trata simplesmente de extrair informações da escrita, decodificando letra por letra , palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica, necessariamente compreensão, na qual os sentidos começam a ser constituídos antes da leitura propriamente dita. Qualquer leitor experiente que conseguir analisar sua própria leitura constatará que a decodificação é apenas um dos procedimentos que utiliza quando lê: a leitura fluente envolve uma série de outras estratégias [...] (BRASIL, 2001, p. 53).
...