Proposta de Intervenção em Grupos
Por: Queila Islam • 25/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.245 Palavras (5 Páginas) • 555 Visualizações
INTRODUÇÃO
O caso 1 apresenta uma empresa pública de telefonia que está em processo de privatização. A empresa foi comprada por uma empresa multinacional privada que comprometeu-se em manter a estabilidade de seus funcionários, característica do emprego público, por dois anos. Após esse período, surgirá a possibilidade de demissão. Essa situação gerou grande insegurança entre os funcionários o que resultou em aumento no número de afastamentos por doença. Em contrapartida, a empresa permitirá que seus funcionários tenham oportunidade de crescimento na carreira através de estágios e seleções para cargos em filiais da empresa em outros países. Entretanto, esse fato aumentou a competitividade entre os funcionários, e criou um clima de fofocas, discussões e brigas que afetam a produtividade.
O caso trata de um grupo formal. Este tipo de grupo, segundo Robbins et al. (2011, p. 262), é definido pela estrutura da organização, os membros tem atribuições específicas dentro da estrutura organizacional. No caso em questão, essa estrutura passou por uma reformulação o que gerou uma mudança na identidade social da organização.
A teoria da identidade social, citada por Robbins et al. (2011, p. 262) afirma que as pessoas tem reações emocionais dependendo de como o grupo é visto porque sua autoestima está vinculada à reputação do grupo. Segundo os autores, a identidade social ajuda os membros a entenderem quem são e qual é sua posição social. Os grupos em sua formação apresentam um processo evolutivo que compreende cinco estágios: formação, tormenta, normatização, desempenho e interrupção. Nessa empresa, após a reformulação o grupo regrediu ao estágio de tormenta, que é o estágio dos conflitos dentro do grupo. Nesse estágio, existe um conflito acerca da liderança do grupo.
Outro fator que contribuiu para a insegurança dos funcionários está relacionada a cultura organizacional. Cultura organizacional é definida como “um sistema de valores compartilhado pelos membros de uma organização que a diferencia das demais.” São sete as características da cultura organizacional: inovação, atenção aos detalhes, orientação para os resultados, foco na pessoa, foco na equipe, agressividade (grau de competitividade) e estabilidade. A cultura de uma organização cria o clima da mesma, as percepções que os funcionários têm sobre a empresa e o ambiente de trabalho.
Pode-se concluir que as mudanças ocorridas na estrutura da organização geraram um grau de estresse nos trabalhadores o que resultou no grande número de afastamentos, na mudança do clima organizacional (sensação de insegurança generalizada, fofocas, discussõese brigas), competitividade e consequente queda na produtividade.
OBJETIVOS
Adequar os funcionários à nova cultura organizacional
Reestabelecer a coesão do grupo
INTERVENÇÕES
Adequar os funcionários à nova cultura organizacional facilita na transição que o grupo está passando. A comunicação e a educação são ferramentas eficazes para alcançar esse objetivo. Atividades que socializem os funcionários com os novos gestores, com os funcionários que já estão inseridos na nova cultura pode facilitar essa transição. A proposta é realizar um café da manhã semanal com atividades, palestras e apresentação de vídeos institucionais que apresentem a visão e os valores da empresa.
Para reestabelecer a coesão do grupo será aplicada a dinâmica da sobrevivência no mundo selvagem. Essa dinâmica é feita em duas etapas: individual e em grupo. Ao final os membros do grupo comparam seu desempenho ao realizarem a tarefa sozinhos e como parte de um grupo. Ao final são feitas algumas questões para reflexão.
A dinâmica: Sobrevivência no mundo selvagem
Você faz parte de um grupo de pessoas que fazem trilhas. Após alcançar o acampamento da base no primeiro dia, você decide fazer uma rápida trilha no pôr do sol por conta própria. Depois de alguns quilômetros revigorantes, você decide voltar ao acampamento. Na volta, você percebe que está perdido. Você grita por socorro, sem êxito. Está ficando escuro agora e ficando frio.
Sua tarefa: sem se comunicar com ninguém mais do grupo, leia os roteiros e escolha o melhor. Mantenha um registro de suas respostas em um pedaço de papel. Você tem cinco minutos para responder seis questões.
- A primeira coisa que você decide fazer é acender uma fogueira. No entanto, você não tem fósforos, então usa o método de “fogo por atrito”. O que é esse método?
- Uma vareta seca e mole é esfregada entre as mãos contra uma tábua de madeira verde e macia.
- Uma vareta mole e verde é esfregada entre as mãos contra uma tábua de madeira dura.
- Uma vareta de madeira é esfregada rapidamente para frente e para trás contra uma árvore morta.
- Duas varetas (uma é arco e a outra é a broca) são pressionadas para criar faíscas.
- Ocorre-lhe que você também pode usar o fogo como um sinal de socorro. Quando sinaliza com fogo, como você forma o sinal de socorro internacional?
- Dois fogos
- Quatro fogos e um quadrado
- Quatro fogos em uma cruz
- Três fogos em um linha
- Você está com muita sede. Vai a um rio próximo e pega um pouco de água na pequena xícara de metal que tem em sua mochila. Quanto tempo levaria para ferver a água?
- Quinze minutos
- Alguns segundos
- Uma hora
- Depende da altitude
- No próximo passo, você decide construir um abrigo para a noite. Ao selecionar um local, o que não deve levar em consideração?
- Tem de conter material para fazer o tipo de abrigo que necessita.
- Tem que ser livre de insetos, répteis e plantas venenosas.
- Tem de ser grande e plano o suficiente para se deitar confortavelmente.
- Tem de ser em uma montanha para que possa sinalizar o resgate e ficar de olho a sua volta.
- No abrigo que construiu, você percee uma aranha. Você ouviu dizer que as aranhas viúvas negras povoam a área. Como identificar uma viúva negra?
- Sua cabeça e abdômen são negros; seu tórax é vermelho.
- É atraída pela luz.
- Foge da luz.
- É uma aranha escura com marcas vermelhas e laranjas no abdômen da fêmea.
- Você encontra um rio de águas correntes. Qual é a melhor forma de cruzá-lo?
- De um banco de areia, achar um local que siga a direção do fluxo do rio, onde a água é mais calma.
- Construir uma ponte.
- Encontrar uma área rochosa, visto que a água será mais rasa e você encontrará apoio para as mãos e pés.
- Encontrar um trecho plano onde a água se reparte em vários canais.
Atividade:
Dividam-se em grupos de cinco ou seis pessoas. Agora, imagine que seu grupo inteiro esteja perdido. Responda a cada pergunta como um grupo, empregando a abordagem do consenso para tomar qualquer decisão. Uma vez que o grupo chegou a um acordo, escreva sua decisão na mesma folha de papel que usou para suas respostas individuais. Você tem aproximadamente 15 minutos.
...