Psicologia Analítica Abordagem Psicanalítica
Por: Alessandro de Souza • 17/4/2020 • Artigo • 327 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
Abordagem Psicanalítica
Sigmund Freud afirmava que os nossos traumas teriam origem na nossa infância, considerava o consciente e o inconsciente, o inconsciente que é onde fica nossas dores, traumas ruins, Freud ajudava o paciente a trazer as coisas do inconsciente para o consciente com o objetivo de promover uma forma de amenizar o seu sofrimento. A estrutura de personalidade era composta pelo Id (prazer, instinto primitivo), Ego (concilia as forças do Id e do Superego com base na realidade e na consciência) e Superego (valor moral, julgar certo ou errado).
Freud falava que o interesse sexual conduzia o desejo de apreender. Concebe que o aprender precisa ser com o outro, quando o aluno coloca o professor em uma posição ele pode aprender com esse professor ou não, o aluno concede ao professor um poder de influência em um processo chamado pelo Freud de “transferência”. Transferência neste cenário de ensino-aprendizagem é quando o aluno concebe ao professor um papel de alguém com grande importância em sua vida, o aluno faz essa atribuição de maneira inconsciente e age perante ao professor com base nesta função que ele concede ao mesmo. O aluno irá agir e escutar o professor com base na função que ele concedeu ao mesmo inconscientemente.
Relação com o livro
Na escola da Ponte os alunos e os professores aprendem uns com os outros, quando um aluno tem dificuldade em algum assunto e outro aluno considera conhecer mais sobre esse assunto, quem conhece mais de um assunto ajuda quem tem alguma dificuldade.
Outra relação que podemos ver com a abordagem psicanalítica é que o aluno pode escolher o professor que se sentir mais confortável em tirar as suas dúvidas, e tem vários professores à sua disposição, ocorrendo assim o processo chamado de transferência.
Os próprios alunos criam regras de “direitos” e “deveres”, do que podem ou não fazer para o bom andamento da escola e quem desobedecer é submetido ao próprio tribunal que eles mesmos criaram, não podem fazer tudo que desejam.
Referencias:
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/iniciacao-profissional/freud-e-a-psicanalise-psicologia-da-educacao/37939
https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/11/freud-explica-entenda-sete-conceitos-basicos-da-psicanalise.html
...