Psicologia Aplicada à Administração de Empresas
Por: Deodato Junior França • 11/12/2016 • Trabalho acadêmico • 264 Palavras (2 Páginas) • 877 Visualizações
BERGAMINI, Cecília Whitaker, Psicologia Aplicada à Administração de Empresas. Psicologia do Comportamento Organizacional. Capítulo 4º São Paulo: Atlas. 4 Ed. pág.84~100
Resenha Crítica
Deodato Nunes de França Junior¹
O texto nos afirma que as pessoas necessitam de interação para produzir mais e alcançar seus objetivos com a máxima eficiência, quando se obtém essa interação observa se que cresce positivamente a força de cada individuo, chegando ao desempenho de todo o grupo, para isso é necessário saber como o grupo funciona pois a união delas são importantes para chegar ao seu objetivo. Com uma boa interação do grupo, é gerado um estado de espirito agradável que seria o modo do grupo agir e sentir. Porque cada participante possuem personalidades que se deferem umas das outras. A habilidade de trabalhar com outras pessoas, varia de acordo com as suas personalidades, nisto o autor retrata três tipos de diferente participação. A primeira hipossocial, caracteriza o individuo com retraído e introvertido, a segunda hipersocial, é caracterizado como uma orientação empática e extrovertida, que possuem uma inteligência capaz de compreender as outras pessoas. A terceira característica é quando o individuo possui o equilíbrio entre os dois extremos, e este estilo se caracteriza como social.
A personalidade de cada individuo e fundamental para compressão do comportamento do mesmo. Pois com essas aplicações a psicologia nos ajuda facilmente a entender a cada etapa do processo de desenvolvimento de um grupo, subgrupos é cada um dos indivíduos, podendo aplicar nas empresas para se obter o melhor desempenho na gestão de grupos, consequentemente melhorando a produção da organização pretendida.
...