Psicologia Da Aprendizagem
Pesquisas Acadêmicas: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: klesya • 26/2/2014 • 3.351 Palavras (14 Páginas) • 403 Visualizações
ATPS
Desafio de aprendizagem da Disciplina de
Psicologia da Aprendizagem
Curso de Pedagogia 3ª Semestre
Profa. EAD: Ma. Cristiane Vinholi de Brito
Cristalina / GO,
QUAL A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA PARA A PEDAGOGIA?
Partindo do geral percebemos que a importância da Psicologia na educação possibilita a criança a apreender, planejar, direcionar e avaliar as suas ações. Ao longo desse processo, ela comete alguns erros, reflete sobre eles e enfrenta a possibilidade de corrigi-los. Experimentam alegrias, tristezas, períodos de ansiedade e de calma. Trata de buscar consolo em seus semelhantes. Não concebe a vida em isolamento. Tal entendimento fundamenta e justifica a preocupação em pensar e promover o repensar das práticas pedagógicas instituídas, como sendo uma condição necessária para que essas práticas se façam de um modo mais ético, mais eficaz e eficiente, cumprindo assim a função de socialização. A importância da Psicologia no processo da Pedagogia reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativos.
Assim a Psicologia e a Pedagogia aplicam à educação e ao ensino, busca mostrar como, através da interação entre professor e alunos, entre os alunos, é possível a aquisição do saber e da cultura acumulados.
Psicologia e a Pedagogia caminham juntas, a Psicologia encontra-se, como uma das disciplinas que precisa ajudar o professor a desenvolver conhecimento e habilidades, além de competências, atitudes e valores que o possibilite ir construindo seus saberes-fazeres docentes, a partir das necessidades e desafios que o ensino, como prático social, lhes coloca no cotidiano.
Foi com base na Psicologia que Jean Piaget e Vygotsky souberam tão bem identificar os comportamentos infantis. A Psicologia se aplica em todos os momentos da vida e das formas em que nos expressamos. Nas escolas e universidades, através da Psicologia, o professor pode atender e entender melhor as necessidades dos alunos. Na educação familiar, os pais podem entender e atender melhor as necessidades dos filhos.
QUAL A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO?
A contribuição da Psicologia no campo Educacional é um tema cativante e desafiador que permanece atual e proporcionando estudos e pesquisas de vários e renomados cientistas. Ocupa o papel de fundamental importância e tende a intensificar-se cada vez mais. Ainda que tenhamos evoluído significativamente nos estudos sobre o tema, o campo para pesquisas continua enorme. Deve-se lembrar de sempre que essas contribuições precisam ser caracterizadas como um espaço de reflexão envolvendo a realidade escolar, assim como um espaço propício para a expressão das angústias e das ansiedades inerentes ao processo de formação.
A Psicologia no âmbito da escola deve também contribuir para aperfeiçoar as relações entre professores e alunos, além dos pais, direção e demais pessoas que interagem nesse ambiente. É neste contexto e neste lugar que a Psicologia poderá contribuir para uma visão mais abrangente dos processos educativos que se passam no contexto educacional. Pois, uma vez as contribuições da psicologia inserindo na equipe educacional preparam os conteúdos a serem ensinados visando estabelecer outros novos patamares para a compreensão dos fatos que ocorrem no dia a dia da escola, propiciando uma reflexão conjunta que possibilite o levantamento de estratégias que venham a sanar as dificuldades enfrentadas.
Nas demais modalidades de ensino, a contribuição se mostra ao subsidiar o planejamento das propostas de atividades curriculares com o objetivo de orientar a exploração, a descoberta e a construção de noções, isto é, o desenvolvimento e o conhecimento do mundo físico e social, da língua, da matemática, das ciências naturais e sociais, que são eixos básicos da função pedagógica na escola. A expressão, tanto verbal como corporal, que a criança, o adolescente e o adulto manifestam através do diálogo, das atividades, das brincadeiras e dos jogos, são fundamentais para ampliar seus conhecimentos, fornecendo uma base sólida para o processo de socialização e construção da linguagem oral e escrita. São através das relações enfrentadas os desafios e interagindo uns com os outros e com o meio ambiente, que os indivíduos desenvolvem seus pensamentos intelectuais.
A contribuição da Psicologia para a Educação se dá de modo especial e mais acentuado, na modalidade de Educação Especial, pois, esta é uma educação organizada para atender específica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades educativas especiais e, cujo objetivo, está inscrito nesta definição. Uma das principais características desta educação é denominar tanto uma área de conhecimento, sobre necessidades especiais de crianças deficientes, quanto um campo de atuação com profissionais especializados, como: professores, psicólogos, educador físico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional.
A Psicologia é entendida como a ciência do comportamento, considerando-se como comportamento toda e qualquer manifestação de um organismo vivo, como: andar, falar, correr, gritar, estudar, aprender, esquecer, gostar, odiar, amar, trabalhar e brincar. O papel do Psicólogo e sua área de atuação é compreender o comportamento do ser humano, verificar os fatores que levam a pessoa a se comportar desta ou daquela maneira. Quando ele consegue compreender e explicar tal comportamento, ele pode agir e ajudar a pessoa a se conhecer melhor. Este profissional pode atuar no campo da medicina, na área da indústria e na área da educação.
A escola tem um papel essencial na construção do intelecto dos indivíduos que vivem em sociedades escolarizadas. E o desempenho desse papel só se dá na medida em que, conhecendo a situação de desenvolvimento cognitivo do aluno, a escola dirige o ensino para estágios de desenvolvimento mais avançados,
...