Psicologia Da Aprendizagem
Exames: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: veveca14 • 30/3/2014 • 1.775 Palavras (8 Páginas) • 309 Visualizações
INTRODUÇÃO
A Psicologia estuda a mente e o comportamento humano, sendo assim nesse trabalho iremos refletir sobre alguns processos mentais através de alguns estudiosos usando como base o que eles dizem sobre sensação, emoção, aprendizagem , inteligência e etc.
Tendo como base o tema do nosso trabalho que é o uso da psicologia na aprendizagem, passaremos por várias teorias destacando o que elas contribuíram e continuam contribuindo para nossa educação.
Destacaremos também alguns métodos para distinguir ou até mesmo interpretar alguns “problemas”no comportamento humano na área da pedagogia. Observando fatores que podem influenciar o desenvolvimento humano no seu dia a dia.
Psicologia na Pedagogia
Este texto tem como objetivo, refletir sobre a importância da psicologia como processo de ensino e aprendizagem.
A psicologia do senso comum tem sido através dos tempos uma atividade natural praticada informalmente no cotidiano das pessoas, com a tentativa de conhecer o comportamento humano.
Já a psicologia enquanto ciência busca compreender o processo evolutivo e sua origem na pesquisa racional, sistemática, considerando como comportamento todo e quaisquer manifestações de um ser vivo como comandar, andar, falar, correr, gritar, estudar, aprender e etc.
Entretanto o que é comum em todos os conceitos e formas de abordar a aprendizagem é a sua caracterização como um processo de mudança de comportamento, em termos de conhecimento teórico ou de habilidades práticas, provocado pela experiência cotidiana e interação com pessoas, em que estejam interagindo aspectos emocionais, psicológicos e mentais do individuo com o ambiente que o circunda.
Atualmente a psicologia busca um dialogo com a educação tentando fazer parte de seu cotidiano, ela não pretende determinar o que é normal ou patológico, é uma parceria que propõe esforços no sem tido de alcançar o objetivo de ensinar e integrar a criança num ambiente socializador considerando a infância e suas especificidades.
O papel do professor nesse processo é fundamental, é procurar condições para que ocorra a interação professor-aluno, aluno-professor, além dos pais, direção e demais pessoas que interagem no ambiente escolar. É possibilitar a criança a aprender, planejar e avaliar suas ações, neste processo a criança comete erros, reflete sobre eles e enfrenta a possibilidade de corrigi-los, para que isso aconteça precisamos promover e repensar as praticas pedagógicas instituídas, promovendo condições necessárias para que estas práticas se façam de um modo ético, mais eficaz e eficiente, cumprindo assim a função de socialização.
Quadro: Conceitos e Contribuições
Teorias Psicologia - Aspectos conceituais
(Conceito da teoria) Contribuições para o âmbito educacional
Teoria verbal significativa (teoria de Ausubel) - Teoria da aprendizagem significativa, é uma teoria cognitivista e procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relação ao aprendizado e à estruturação do conhecimento
Aprendizagem de forma significativa, com descoberta e recepção através de aulas expositivas. Teoria mais completa para o uso em sala de aulas, ou seja, os professores podem de imediato aplicar os modelos teóricos, o que muitas vezes não acontece com outras teorias.
Teoria Genética da aprendizagem (teoria de Piaget) - Teoria construtivista;
- Privilegia a maturação biológica;
- Piaget acredita que os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança, de acordo com o estágio de desenvolvimento em que esta se encontra.
Piaget não desenvolveu uma teoria do processo de ensino-aprendizagem, mas formulou referências claras que, na década de 80, seriam utilizadas por Emília Ferreiro na elaboração da sua teoria de aprendizagem e escrita. Foi ele na verdade, uma referência para muitos teóricos na Psicologia.
Teoria sociocultural
(Teoria de Vygotsky) - Privilegia o ambiente social, Vygotsky, em seu entender a criança já nasce num mundo social e, desde o nascimento, vai formando uma visão desse mundo através da interação com adultos ou crianças mais experientes. A construção do real é, então, mediada pelo interpessoal antes de ser internalizada pela criança.
A partir das concepções de Vygotsky, a escola torna-se um novo lugar – um espaço que deve privilegiar o contato social entre os seus membros e torná-los mediadores da cultura. Alunos e professores devem ser considerados parceiros nesta tarefa social.
Teorias
Teoria verbal significativa
A teoria da aprendizagem de David Paul Ausubel é uma teoria cognitivista e procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relação ao aprendizado e a estrutura do conhecimento.
Ausubel acredita no valor da aprendizagem por descoberta, mas valoriza a aula do tipo expositiva.
Segundo a teoria de Ausubel os principais conceitos relativos à aprendizagem se articulam esquematicamente da seguinte forma :
- Estrutura cognitiva que é o conteúdo total e organizado de idéias de um dado indivíduo; ou, no contexto da aprendizagem de certos assuntos, refere-se ao conteúdo organização de suas idéias naquela na área particular de conhecimento;
- Aprendizagem que consiste na ampliação da estrutura cognitiva, através da incorporação de novas idéias a ela. Dependendo do tipo de relacionamento que se tem entre as idéias já existentes nesta estrutura e as novas que se estão internalizando, pode ocorrer um aprendizado que varia do mecânico ao significativo;
- Aprendizagem significativa tem lugar quando as novas idéias vão se relacionando de forma não-arbitrária e substantiva com as idéias já existentes. Além de não arbitrária, para ser significativa, a aprendizagem precisa ser também substantiva, ou seja, uma vez aprendido determinado conteúdo desta forma,
...