Psicologia Geral Experimental: Relatório do Experimento Realizado em Laboratório
Por: _bsthefany • 20/8/2018 • Trabalho acadêmico • 647 Palavras (3 Páginas) • 441 Visualizações
UNIP – Universidade Paulista
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
Beatriz Sthefany Victor RA: N190HA2
Gabriela Morás Miranda RA: D349473
Psicologia Geral Experimental:
Relatório do Experimento Realizado em Laboratório
Campinas / SP
2018
UNIP – Universidade Paulista
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
Beatriz Sthefany Victor RA: N190HA2
Gabriela Moráis Miranda RA: D349473
Psicologia Geral Experimental: Relatório do Experimento Realizado em Laboratório
“Trabalho realizado como exigência parcial para o cumprimento da disciplina Psicologia Geral Experimental, ministrada pelo Prof. Dr. Abelardo Bosco, para o Terceiro Semestre do curso de Psicologia da Universidade Paulista.”
Campinas / SP
2018
Resumo
Este trabalho foi realizado com base do Behaviorismo, onde em pratica colocamos um roedor como cobaia para nosso experimento. Sendo assim houveram reforçamentos, como água, comida e punições sendo eles o choque, som agudo e a falta de alimento ou bebida. Neste processo seguimos as teses de Skinner sobre o comportamento ao seu evento natural, como um exemplo citado: “A Lei do Efeito não é uma teoria. É simplesmente uma regra para fortalecer o comportamento. Quando reforçamos umaresposta e observamos uma mudança na sua freqüência, podemos relatar facilmente e em termos objetivos o que aconteceu. Mas ao explicarmos por que aconteceu estaremos provavelmente recorrendo à teoria.”
“Uma teoria é que um organismo repete uma resposta porque acha sua conseqüência “agradável” ou “satisfatória”.”
Com o decorrer do tempo a cobaia passa a ter respostas operantes sobre a situação em qual é colocado, através das punições empíricas o rato passaria a entender quais suas “funções” e através dos estímulos mudaria o comportamento devido as variáveis da percepção do organismo.
Sumário
- Introdução .......................................................................................... 1
- Método ............................................................................................... 2
- Referência Bibliográfica ................................................................. 3
- Anexo ........................................................................................... 4
Introdução
Contextualização do Behaviorismo dentro da Psicologia:
A psicologia do Behaviorismo veio de origem no século XXI, com o intuito de estudar o comportamento ao todo, sendo queo comportamento é definido por meio de unidades analíticas, como respostas e estímulos, dentro do seu ambiente ou evento natural, subsequente dos processos mentais internos.
A Analise de desenvolvimento experimental, foi proposta em laboratório com a finalidade de através da observação e métodos empíricos sendo eles a manipulação do rato de forma rígida tais como o reforço e punição para obter comportamentos respondentes e operantes sobre o experimento.
De acordo com a literatura do livro, “Os reflexos condicionados ou não são referentes principalmente a fisiologia interna do organismo, sendo que as consequências de um comportamento podem retroagir sobre o organismo.” Segundo Thronkdine “Coloca-se um organismo em um compartimento isolado em que seu comportamento pode ser observadoatravés de um espelho falso ou registrado mecanicamente. Istonão é, de modo algum, um vácuo ambiental, pois o organismoreagirá de várias maneiras às características da câmara; mas oseu comportamento finalmente alcançará um nível razoavelmente estável, ao qual se possa contrapor a freqüência da resposta selecionada a ser investigada.Para estudar o processo que Thorndike chamou de fixação, precisamos ter uma “conseqüência”.”
...