A Psicologia Geral experimental
Por: Leticia Feitosa Rocchi • 7/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.645 Palavras (7 Páginas) • 759 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ANA BEATRIZ ZIDIOTTI – RA: C9521B-4
LETICIA FEITOSA ROCCHI – RA: N921FC-9
ANÁLISE EXPERIMENTAL DOS COMPORTAMENTOS
PSICOLOGIA GERAL / EXPERIMENTAL
SÃO JOSE DO RIO PRETO
2017
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ANA BEATRIZ ZIDIOTTI – RA: C9521B-4
LETICIA FEITOSA ROCCHI – RA: N921FC-9
Relatório apresentado para a disciplina de Psicologia Geral/Experimental, do Curso de Psicologia, socialmente aplicado na Universidade Paulista.
Prof: Ana Cristina Polycarpo
PSICOLOGIA GERAL/EXPERIMENTAL
SÃO JOSE DO RIO PRETO
2017
1.RESUMO
No presente trabalho
2.SUMÁRIO
1.
RESUMO 3
2.SUMÁRIO 4
3.INTRODUÇÃO 5
4.MÉTODO 7
4.1.SUJEITO 7
4.2.AMBIENTE, MATERIAIS E INSTRUMENTOS 7
4.3.PROCEDIMENTO 7
5.RESULTADOS 9
6.DISCUÇÃO.............................................................................................................11
7.REFERÊNCIA.........................................................................................................12
8.ANEXOS.................................................................................................................13
3.INTRODUÇÃO
O behaviorismo de Skinner estuda o comportamento humano, que trabalha encima da observação, analise e intervenção. Ele propunha que, é possível prever comportamento quando conhecemos a história de interação do individuo com o seu ambiente. (MORREIRA; MEDEIROS, 2007, pg.213). O programa virtual Sniffy Pro – O Rato Virtual (alloway:2006) é uma maneira acessível e humana de proporcionar aos alunos, um acesso prático, fácil aos principais fenômenos de condicionamentos operantes e clássicos o qual o curso de psicologia geralmente discute (ALLOWAY). Mostraremos os comportamentos através do programa O Rato Virtual denominado Sniffy.
Será utilizado como exemplo de que o comportamento pode ser controlado, modificado ou extinto. Entre os procedimentos realizados foram feitos: Observação do nível operante, Treino ao comedouro, Modelagem, Reforçamento Continuo e Extinção. Conheceremos os conceitos de Skinner que foram utilizados.
Um tipo de aprendizagem, chamada por Skinner de o Nível Operante (condicionamento operante) a resposta ser condicionada, permite avaliar o efeito do reforço, comparando a frequência da resposta antes e depois da introdução do reforço. O sujeito usaria o reflexo, uma relação entre estímulos e resposta (MOREIRA; 2007). É classificado como operante, o comportamento que causa consequências, modificações no ambiente e é modificado por elas, “faremos referencia a comportamentos que são aprendidos em função de suas consequências” (MOREIRA; MEDEIROS, 2007, pg.48)
Na sessão do treino ao comedouro, que antecede a modelagem, foram estabelecidas aproximações sucessivas do comportamento desejado. Aproximações sucessivas (exigir gradualmente comportamentos mais próximos do comportamento- alvo) (MOREIRA MEDEIROS, 2007, pg.55)
Aproximações sucessivas são características da modelagem. A modelagem é a aquisição de certo comportamento através do reforço diferencial. O reforço diferencial baseia-se em reforçar determinadas respostas que obedecem algum critério e não reforça outras respostas similares. Utilizamos o reforço diferencial para reforçar algumas respostas e extinguir algumas similares, a aproximação sucessiva exige gradualmente comportamentos mais próximos do comportamento alvo, com a intenção de criar um novo comportamento, sendo que uma característica principal da modelagem é a imediaticidade do reforço, ou seja quanto mais próximo temporalmente o reforço estiver, mas eficaz ele será. (MOREIRA, MEDEIROS, 2007 pg.61)
O reforço é um tipo de consequência do comportamento que aumenta a chance de um determinado comportamento voltar a ocorrer. A consequência de um determinado comportamento é reforçado para que aumente a probabilidade dele volta a ocorrer futuramente, que é chamado de Esquema de reforçamento continuo (CRF). Quando se deixa de reforçar certo comportamento ele sofre um enfraquecimento gradual “Portanto , a suspenção reforço (procedimento de extinção do comportamento operante) tem como resultado a diminuição da ocorrência de determinado comportamento (processo de extinção do comportamento operante)“ (MOREIRA, MEDEIROS, 2007, pg.55)
O procedimento da extinção consiste no decrescimento ou desaparecimento de determinado comportamento (o comportamento condicionado, para eventualmente), pelo fato do incentivo ter sido retirado (a suspenção do reforço). A suspenção do reforço, produz a diminuição da frequência de determinado comportamento. É possível concluir que os efeitos dos reforços são temporários.
4.MÉTODO:
4.1Sujeito
Rato albino, ingênuo, do programa de computador chamado Sniffy the virtual rat Pro 2.0 (ALLOWAY:2006), programa que simula as ações de um rato dentro de uma gaiola que imita a estrutura da Caixa de Skinner.
...