Psicologia Geral Experimental
Por: JULIANEGAZONO • 1/6/2015 • Relatório de pesquisa • 922 Palavras (4 Páginas) • 970 Visualizações
UNIP – Universidade Paulista
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
TRABALHO DE PSICOLOGIA GERAL EXPERIMENTAL : LABORATÓRIO DOS SNIFFY
ANA CLARA SILVA CAMPOS RA: C12BCJ-5
JULIANE GAZONO DA SILVA RA: B98920-3
Trabalho apresentado à
disciplina Psicologia Geral Experimental
do 3º semestre do curso de
Psicologia da Universidade Paulista – UNIP
Orientação : Profª Ana Cristina Polycarpo
São José do Rio Preto
2015
RESUMO
A aprendizagem resulta de comportamentos que acontecem a partir de interações com o ambiente. Entre as varias teorias que estudam o comportamento humano , se destaca o Behaviorismo. Estudar o comportamento de ratos fornece “insights” sobre o comportamento humano , pois a fisiologia desse animal se parece , em algum grau, com a fisiologia humana. Esta abordagem teve como propulsor Skinner que procurou explicar como funciona o comportamento humano e de animais por meio da observação.
Por meio do experimento com ratos virtuais è mais fácil. O objetivo deste trabalho è demonstrar como o individuo “opera” sobre o meio, basicamente na relação entre estimulo do ambiente onde o sujeito esta inserido e a resposta emitida por ele, através na analise do comportamento animal , e do condicionamento operante.
SUMÁRIO
Resumo .......................................................................................................... 2
Sumário .......................................................................................................... 3
Introdução ...................................................................................................... 4
Método ........................................................................................................... 5
Resultados ..................................................................................................... 7
Discussão / Análise ........................................................................................ 9
Referências bibliográficas ............................................................................. 10
Anexos ......................................................................................................... 11
INTRODUÇÃO
Sniffy Pro - O Rato Virtual é um programa de computador, acompanhado de um manual de laboratório, que tem como proposta servir de recurso didático aplicado ao ensino introdutório deAnálise Experimental do Comportamento, em especial às atividades práticas normalmente desenvolvidas em laboratórios de condicionamento operante que empregam ratos como sujeitos e caixas de Skinner comoequipamento experimental. O objetivo do presente artigo é analisar Sniffy Pro no tocante aos aspectos concernentes à sua pertinência e adequação como material de ensino. Segundo os autores de SniffyPro, este aplicativo seria atraente pelo que representa em termos de tecnologia informatizada, pelo seu baixo custo, pela sua facilidade de uso e pela economia de tempo que propicia. Entretanto, tomadosvários aspectos da concepção de Sniffy Pro, seu conteúdo e estrutura, bem como alguns aspectos éticos relacionados, demonstra-se que a sua utilização como recurso didático deve muito provavelmenteocorrer às custas de prejuízos na formação cientifica do estudante de psicologia.
MÉTODO
- Sujeitos / Participantes : Ratinho branco de computador , programa chamado Snif pro- windowns.
Participaram do experimento duas alunas e uma professora do curso de Psicologia. - Ambiente: Experimento realizado no laboratório de Informática da UNIP – Universidade Paulista.
- Uma sala grande , com aproximadamente 15 computadores . - Materiais: Computador , folha de registro , cronometro , pen drive e caneta .
- Procedimentos :
1ª Sessão : Mensuração do Nível Operante .
Não havíamos iniciado o reforço para o ratinho , e estávamos observando de minuto à minuto , durante 15 minutos o que ele mais fazia : levantar , farejar , limpar .
2ª Sessão: Treino ao comedouro:
Observamos minuto à minuto , durante 15 minutos que o Sniffy associe o som ao comedouro com a disponibilidade da comida , sendo assim o ruído do comedouro irá adquirir características de estímulo reforçador condicionado.
O procedimento teve inicio quando foi liberado uma pelota de comida ao pressionar a barra , para que o ratinho associasse o som do comedouro com a disponibilidade da comida , assim este ruído adquiriu características de estímulo reforçador condicionado.
...