Psicologia Hospitalar
Artigo: Psicologia Hospitalar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bianca.langkamer • 10/3/2015 • 678 Palavras (3 Páginas) • 693 Visualizações
Psicologia Hospitalar
Características contextualizadas e suas relevâncias enquanto práticas profissionais
O Psicólogo hospitalar esta envolvido na relação do adoecimento; Quando o paciente adoece e precisa de um profissional que cuide do seu bem estar biopsicossocial, ou seja, que o ampare em todas as áreas de sua vida para que estes venham a ficar em harmonia para o bem estar da pessoa.
O profissional trabalha junto ao paciente-família-equipe; Intervindo no meio social do doente para solucionar problemas que não favoreçam a sua saúde mental e física. Resolvendo problemas familiares mas apenas aqueles em que o paciente é o foco do problema. E quanto à ajuda para com a equipe, é apenas um auxílio superficial, pois o foco é o paciente, na tentativa de minimizar o sofrimento emocional causado pela enfermidade.
Não é estabelecida uma meta para que o paciente alcance; O tratamento é para que o doente aceite de forma tranqüila a situação em que está vivenciando e não lhe estabelecendo uma meta a cumprir, seja ela o fim do tratamento ou a cura psicológica.
O psicólogo hospitalar trabalha junto à equipe institucional de saúde; Atuando com uma visão diferenciada para com os problemas do paciente. Pois entende de forma complexa e possui uma escuta específica para o apoio ao enfermo, diferentemente do médico que tem como foco a cura das doenças biológicas somente. Compreende-se então que a Psicologia vem para o melhoramento da Medicina.
Trabalha de forma preventiva; Na tentativa de evitar que o problema se agrave e sempre tentando colocar a situação em equilíbrio e harmonia.
Atividades
Atendimento em UTI neonatal
Um parto prematuro pode ocasionar muitas dificuldades para a mãe ocasionando um grande estresse comportamental podendo trazer problemas para o seu corpo como alteração na pressão, freqüência cardíaca mais elevada . Nesse caso há uma grande preocupação em fortalecer os laços afetivos da mãe pelo bebe porque como o individuo vai ter que trocar o colo da mãe por uma incubadora e até a agulha que ela ira receber será um sintoma de dor por isso a intervenção do psicólogo é de extrema importância para o seu desenvolvimento psíquico, afetivo e social.
Atendimento em ambulatório
Atua em diversas áreas, juntamente com profissionais da saúde num processo interdisciplinar. Diante de um diagnostico que causa grande sofrimento psíquico, o psicólogo age de tal forma que irá tranqüilizar e fazer com que o paciente enfrente a enfermidade de forma mais pacífica. Por exemplo, numa situação em que o indivíduo recebe o diagnóstico de câncer, é preciso um profissional adequado para oferecer suporte emocional à aquela pessoa, pois uma notícia de tal gravidade pode ser catastrófica se dada de forma errônea.
Pronto atendimento nas enfermarias
Atende de forma imediata assim que solicitado, no momento em que o paciente necessita. De forma mais ampla, a fim de consolar seus problemas
...