Psicologia LINHA CRONOLÓGICA
Tese: Psicologia LINHA CRONOLÓGICA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: thiagocguedes07 • 28/11/2014 • Tese • 680 Palavras (3 Páginas) • 344 Visualizações
Psicologia
Nome: Gilmar Mendes Rodrigues
RGM: 14427338
LINHA CRONOLÓGICA:
Sócrates - 469 - 399 a.c:
Foi um filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga, tornou-se renomado por sua contribuição no campo da ética, afirmava que a principal característica humana era a razão.
Platão - 426 - 348 a.c:
Considerado um dos principais pensadores gregos, influenciou profundamente a filosofia ocidental. Suas ideias baseiam-se na diferenciação do mundo entre as coisas sensíveis (mundo das ideias e a inteligência) e as coisas visíveis (seres vivos e a matéria). "Vencer a si próprio é a maior de todas as vitórias"
Aristóteles - 384 - 322 a.c:
Aristóteles é considerado um dos mais fecundos pensadores de todos os tempos. Suas investigações filosóficas deram origem a diversas áreas do conhecimento. Segundo Aristóteles não tínhamos a separação de alma e corpo, e qualquer ser vivo possuía alma e corpo. Bastava nascer, crescer e se reproduzir.
Santo Agostinho - 352 - 430 D.C:
Aurélio Agostinho, o Santo Agostinho de Hipona foi um importante bispo cristão e teólogo. Analisava a vida levando em consideração a psicologia e o conhecimento da natureza. Porém, o conhecimento e as ideias eram de origem divina. Com base em Platão, tinha a ideologia que tínhamos alma e o corpo, entretanto a alma não era somente a sede da razão, mas a prova de uma manifestação divina no homem.
São Tomaz de Aquino - 1225 - 1274 D.C:
São Tomás de Aquino foi um importante teólogo, filósofo e padre dominicano do século XIII. Foi declarado santo pelo papa João XXII em 18 de julho de 1323. É considerado um dos principais representantes da escolástica (linha filosófica medieval de base cristã). Foi o fundador da escola tomista de filosofia e teologia. Buscou utilizar a filosofia grecolatina clássica (principalmente de Aristóteles) para compreender a revelação religiosa do cristianismo.
Tinha como base a distinção entre essência e existência. Tinha como afirmação, somente Deus seria capaz de reunir a essência e a existência, em termos de igualdade.
Hobbes - 1651 D.C.:
Thomas Hobbes (1588-1679) foi teórico político, filósofo e matemático inglês. Sua obra mais evidente é "Leviatã", cuja ideia central era a defesa do absolutismo e a elaboração da tese do contrato social, era defensor da monarquia.
Hermann Helmholtz – 1850 D.C.:
Na fisiologia e na psicologia fisiológica, contribuiu com teorias da visão, da percepção visual, percepção espacial, visão a cores, sensação de tom sonoro, percepção do som, etc. É conhecido na física, pelas suas teorias da conservação da energia, Na filosofia é conhecido por sua filosofia da ciência. Foi o criador da teoria da Panspermia Cósmica.
ESTRUTURALISMO - 1867 – 1927D.C.:
Edward Titchement:
Tem como busca a consciência ou mente, sendo a soma de todos os processos
...