Psicologia Organizacional
Trabalho Escolar: Psicologia Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariemilly • 8/10/2013 • 312 Palavras (2 Páginas) • 1.321 Visualizações
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ
PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
PROFESSORA ADRIANA
ESTUDO DIRIGIDO
O aluno deverá mostrar, na prova, os seguintes conhecimentos:
INTRODUÇÃO / VISÃO HISTÓRICA
Entender o que é Psicologia e suas características como ciência.
Compreender as transformações sobre o enfoque do comportamento humano nas organizações nos diferentes períodos (Era Clássica, Escola de Relações Humanas, Escola Comportamental, Modelo Sistêmico, Sistemas Abertos e Teoria da Contingência).
Que críticas podem ser feitas à forma como a escola taylorista encarava o comportamento das pessoas nas organizações?
Em qual escola da Administração começou-se a pensar no aspecto humano nas organizações?
"A melhor maneira de analisar o comportamento organizacional é através de uma abordagem contingencial." Desenvolva um argumento para apoiar essa afirmação.
PSICOLOGIA APLICADA AO ESPAÇO ORGANIZACIONAL
Definir Psicologia Organizacional, explicando sua importância para a administração.
Compreender o significado do modelo básico de estudo do Comportamento Organizacional e suas três unidades de análise: micro, meso e macroorganizacional.
Podemos dizer que o quadro de habilidades gerenciais de Katz confirma a importância do estudo da Psicologia para os gestores. Explique por que.
Discuta o uso dos conceitos de inteligência múltipla e inteligência emocional, em comparação aos modelos de inteligência tradicional.
PERSONALIDADE e PSICANÁLISE
Como funcionam os elementos da personalidade (id, ego, superego) no que se refere às condutas de comportamento?
O que significam os conceitos de transferência e contra-transferência? Dê exemplo.
Explique o funcionamento dos mecanismos de defesa.
Porque o mecanismo da sublimação (ou deslocamento) é tão importante para a sociedade?
Próxima ao isolamento, a sublimação consiste na busca de modos socialmente aceitáveis de satisfazer, ao menos parcialmente, as pulsões do id. Caracteriza-se por apresentar uma inibição do objeto e uma dessexualização do mesmo. É responsável pela civilização, já que é resultante de pulsões subjacentes que encontram vias aceitáveis para o que é reprimido. Dessa forma, é o único mecanismo que nunca é patológico. Exemplo: um indivíduo com alta agressividade pode se tornar cirurgião, para o que necessita cortar tecidos sem hesitação; é uma foma de socializar a agressividade.
...