Psicologia Organizacional
Artigo: Psicologia Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LuisPaiva • 26/11/2013 • 644 Palavras (3 Páginas) • 537 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E TURISMO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Profa. Dra. Tania Elisa Morales Garcia
O que é psicologia?
Afinal o que estuda a Psicologia? O que se entende por Psicologia?
Para responder estas perguntas é importante que examinemos de uma forma rápida o histórico da Psicologia, suas principais abordagens e a sua relação com outras ciências.
De acordo com a origem grega da palavra, Psicologia significa o estudo ou discurso (logos) acerca da alma (psique).
A breve visão histórica da Psicologia mostrou que este significado foi se alterando no decorrer do tempo e que, hoje, é uma tarefa difícil formular um conceito razoavelmente amplo para abrange todas as posições em Psicologia. Mas apesar disso, a maioria dos psicólogos concorda em chamar a Psicologia de "ciência do comportamento".
Segundo Telford e Sawre (1973, p.2) "o comportamento inclui muito mais do que os movimentos flagrantes, como os que fazemos ao andar de um lado para o outro. Inclui atividades muito sutis, como perceber, pensar, conceber e sentir. A Psicologia se ocupa de todas as atividades da pessoa total".
"Comportamento", portanto, é aplicado para designar uma ampla escala de atividades. Para Henneman (1974, p. 38) pode incluir: atividades observáveis como falar, caminhar, etc; reações fisiológicas internas como batimentos cardíacos, alterações químicas sangüíneas, etc; e processos conscientes de sensação, pensamento, sentimentos, etc.
Outro autor, Bleger (1979), também sugere uma distinção entre o que chama de áreas da conduta. Um tipo de conduta se daria na área dos fenômenos mentais, tais como raciocinar, planificar, imaginar, etc. outra área seria a do corpo, onde estariam incluídos os movimentos como caminhar, falar, chorar e também as modificações orgânicas internas; e, finalmente, a área do mundo externo onde estariam as ações do organismo que produzem efeitos sobre o meio social, meio físico ou sobre si mesmo. Seriam exemplos esbofetear alguém; conduzir automóveis, vestir-se.
O autor assinala que a Psicologia não é uma ciência apenas das manifestações observáveis e nem apenas dos fenômenos mentais, mas abarca o estudo de todas as manifestações do ser humano.
O que é a Psicologia Hoje?
Para a maioria das pessoas leigas a palavra "Psicologia" tem um sentido pouco definido. Desse modo pode sugerir muitas idéias para uma mesma pessoa ou idéias diferentes para pessoas diferentes.
Algumas idéias que podem surgir representam uma diversidade de concepções sobre a "Psicologia", tais como: estudar as causas e características do desequilíbrio mental; aprender a lidar com crianças e suas diferentes fases do desenvolvimento; aprender as regras do bom relacionamento interpessoal; treinar em mensuração da inteligência ou ainda vir a compreender o ser humano.
A psicologia vem se desenvolvendo embasada em esforços sérios,
...