Psicologia Organizacional
Artigo: Psicologia Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juliarany39 • 8/4/2014 • 907 Palavras (4 Páginas) • 406 Visualizações
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – UFT
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – EaD
PÓLO DE ARAGUACEMA - TO
UNIDADE CURRICULAR:
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO I
JULIANA FRANCO CHAGAS DA MATA
Prof.(ª): Teomar Manduca Aires Leal
Turma: Araguacema
Sala Ambiente Virtual de Aprendizado
Caseara – TO, 2014
Curso Superior de Administração Pública
Unidade curricular: Teorias da Administração I
Prof.: Teomar Manduca Aires Leal
Valor da atividade: 5,0
Acadêmico(a):
Atividade 3
Após ler o texto proposto desenvolva as questões abaixo.
1. (2,0) Até então, as teorias administrativas estudadas nos mostraram que os processos decorrentes das atividades das organizações dão ênfase nas tarefas e na estrutura? A Teoria das Relações Humanas passou a dar destaque a outro fator que a partir de então ganhou importância. Qual é esse novo fator e fale da sua importância para as atividades da organização.
Sim, a corrente das relações humanas foi basicamente um movimento de oposição à desumanização do trabalho, derivada dos métodos anteriormente propostos que eram rigorosos, científicos e precisos. A partir daí ocorre a transferência da ênfase na tarefa e na estrutura para as pessoas. Passa-se, portanto, a se pensar na participação dos funcionários na tomada de decisões e na disponibilização das informações para tais. Psicólogo australiano, porém, atuante nos Estados Unidos, Elton Mayo (1880 – 1949) foi um dos pesquisadores mais influentes nesse momento. Ele escreveu sobre temas como democracia, liberdade e problemas modernos da civilização industrializada. Em sua obra, Human Problems of an Industrial Civilization (Problemas Humanos da Civilização Industrial), Mayo descreve a experiência realizada na fábrica da Western Eletric, conhecida como “Experiência de Hawthorne”, na qual buscou compreender a relação existente entre a produtividade e o padrão de iluminação ambiental. Durante a realização do estudo, foi constatado que, independentemente do estímulo usado para análise (aumento ou redução da luminosidade, concessão de benefícios financeiros ou maiores níveis de atenção com a equipe), o resultado da produção seria incrementado. Ao concluir a experiência, Mayo aponta que os supervisores precisavam de treinamento e técnicas para compreender e lidar com suas equipes de trabalho, sendo mais preocupados e habilidosos para lidar com situações pessoais e sociais. Logo, a resposta para as grandes questões organizacionais não residiria em aspectos técnicos, mas no caráter humano e social do contato entre os indivíduos. Na essência, a proposta oferecida visava o equilíbrio entre a organização técnica e a humana.
2. (1,0) Na corrente estruturalista Weber diferenciou os conceitos de poder e autoridade. Assim
a) apresente essas distinções,
Max Weber (1864–1920), autor da corrente estruturalista fenomenológica, apresentou a distinção entre os conceitos de poder e autoridade, como resposta à sua necessidade de compreender o motivo que levaria as pessoas a responder ordens.
Poder é a capacidade de fazer com que as pessoas obedeçam às ordens independentemente da existência de resistências.
Autoridade é a capacidade de fazer com que as pessoas obedeçam de modo natural
...