Psicologia Organizacional
Artigos Científicos: Psicologia Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Geikla • 10/4/2014 • 489 Palavras (2 Páginas) • 319 Visualizações
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL – ATIVIDADE II
1. Porque estudar Psicologia Organizacional em um curso de Administração?
A maior riqueza de uma organização está na sua equipe, em razão desse fator a Psicologia Organizacional se tornou peça fundamental para a compreensão das relações no ambiente organizacional.
Os administradores precisam acompanhar a nova realidade, para tanto é necessário entendimento da ciência que estuda o comportamento e a subjetividade para que se planeje melhor os métodos de trabalho, visando o contentamento e a satisfação de todos.
2. Como começou a aplicação da Psicologia no trabalho?
Surgiu no final do século XIX com um trabalho desenvolvido por Frederick Winslow Taylor (1980), cujo objetivo era de aumentar a produção e conseqüentemente a empresa teria mais lucro. i durante a Primeira Guerra Mundial que a Psicologia Organizacional foi utilizada pelas Forças Armadas dos Estados Unidos no desenvolvimento de testes para medir a habilidade mental. Já na Segunda Guerra Mundial a contribuição dessa ciência foi ampliada com a participação dos psicólogos na seleção de soldados, treinamento, avaliação de desempenho e desenvolvimento de trabalhos em equipes.
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - ATIVIDADE III
1. A qual a conclusão chegou a pesquisa na fábrica da Western Eletric Company, em Hawthorne? Porque ela é importante para a história da Psicologia Organizacional?
A intenção era descobrir quais fatores colaborariam para aumento da produtividade. Foi constatado que os trabalhadores se sentiam importantes por participarem de uma pesquisa, o fato de serem observados, contribuía para o aumento da produtividade, enaltecendo o sentimento de competência dos trabalhadores.
Com base nestes estudos os administradores passaram a compreender que as pessoas se sentiam valorizadas quando inseridas dentro do contexto organizacional e que envolver os trabalhadores na organização, planejamento e no controle de suas funções fazia com que os mesmos cooperassem de forma positiva para o bom andamento das atividades.
2. Propomos que você organize em duas colunas as idéias das teorias X e Y de McGregor, pois assim será mais fácil a comparação entre elas.
McGregor
TEORIA X TEORIA Y
o homem é desde sempre, preguiçoso, desobediente, desprovido de ambições e,
quando possível, avesso a responsabilidades, Indica que, de acordo com o ambiente, o trabalhador pode ser criativo, disciplinado, responsável e auto-orientado para atingir os
objetivos da empresa, muitas vezes assumindo espontaneamente
responsabilidades.
CONCLUSÃO
A conclusão da pesquisa de McGregor nos mostra que uma efetiva prática para motivar os trabalhadores depende da intervenção na esfera da subjetividade, como o reconhecimento do empenho e a disponibilização de meios para a autorrealização.
3. Quando
...