Psicologia Organizacional
Monografias: Psicologia Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ianluiz • 29/6/2014 • 433 Palavras (2 Páginas) • 462 Visualizações
A Psicologia Organizacional, inicialmente denominada como Psicologia Industrial, estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos ou gestão de pessoas.
A psicologia está ligada a empresas atualmente, seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho.
Tradicionalmente, as principais áreas da psicologia organizacional são: recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e diagnóstico organizacional.
A psicologia industrial surgiu após a Segunda Guerra Mundial, para tratar do bem-estar no trabalho e para estudar as motivações e as relações interpessoais dentro das organizações.
Com o tempo, a psicologia foi-se dividindo em diversos ramos e especializações. A psicologia industrial, por sua vez, é a disciplina que visa selecionar, formar e supervisionar os trabalhadores com o intuito de melhorar a eficácia e o rendimento no trabalho. Esta especialização analisa, portanto, o comportamento humano no âmbito da indústria e do mundo dos negócios.
Para levar a cabo as suas tarefas, a psicologia industrial tende a dividir as pessoas sejam trabalhadores operários (mão-de-obra), administradores ou consumidores. Desta forma, tem condições para prestar atenção às particularidades dos comportamentos dessas pessoas de acordo com o objetivo que têm no universo comercial.
A psicologia Industrial, influenciada pela escola de relações humanas da administração, se preocupa muito para que os subordinados trabalhem motivados, pois o trabalho que anteriormente tinha a função apenas de realizar necessidades começa a ser mais um produto no mercado, onde o trabalhador vende sua força de trabalho e produtividade. A psicologia do trabalho tem muito a contribuir com a melhoria da situação de trabalho em que as pessoas se encontram. Por isso este trabalho é importante ele tem por objetivo descrever o que é globalização, capitalismo e psicologia do trabalho e organizacional.
Comentário
Podemos concluir que a motivação é uma filosofia que deve ser decorrida de cima e espalhada para toda a organização. Não existe um dispositivo motivacional universalmente consistente e aplicável a todos, a motivação no trabalho é de ordem individual, por isso a dificuldade de motivar as pessoas de uma organização como um todo.
Para um colaborador se motivar, primeiro ele tem que gostar da organização onde ele atua e a relação com o líder é fundamental para que isso aconteça, pois o líder constitui a primeira referência dele sobre a organização. Ter um ótimo ambiente de trabalho também é fator importante para que o colaborador se sinta motivado e satisfeito com o trabalho que executa. Por isso, a Psicologia Organizacional é de grande importância é com ela que vamos resolver todos os problemas relacionados ao bem-estar de cada colaborador relacionado com recursos humanos ou gestão de pessoas.
...