Psicologia Organizacional
Dissertações: Psicologia Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Janisdel • 19/10/2014 • 808 Palavras (4 Páginas) • 248 Visualizações
Os grupos estão presentes em nossa vida desde o início. Ao nascer, passamos a pertencer ao nosso grupo primário: a família. Ao longo de nossa existência, experimentamos diferentes vivências nos diversos grupos dos quais fazemos parte. Nosso papel em cada um deles é diferente, dependendo de nossos interesses e da formação dos elementos do grupo.
Nesta semana, conhecemos um pouco mais sobre a formação dos grupos e das equipes, bem como os papéis que os indivíduos podem assumir nas organizações.
Quais são as semelhanças e diferenças mais relevantes entre os conceitos de grupo e equipe?
No grupo todos trabalham voltados para os mesmos objetivos e tem seus papéis e funções definidos, apesar disso, os resultados ficam longe do esperado, na verdade ninguém sabe direito o que o outro pensa, porque as pessoas ou não se comunicam ou se falam de forma política sem dizer o que realmente pensam, é cada um por si, ninguém pensa em ajudar o outro.Há muito fingimento, faz-se de conta que está tudo bem.
Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. O respeito e os benefícios psicológicos que os membros encontram, em geral produzem resultados de aceitáveis a bons. No entanto este grupo não é uma equipe.
Na equipe as coisas são um tanto diferentes, além de ter os seus membros voltados para os mesmos objetivos com papéis e funções bem definidas, possui uma série de fatores positivos que a distinguem do grupo e garante a obtenção de excelentes resultados com muita cooperação, trabalho e criatividade, pois existe uma transparência muito grande entre todos. Ninguém esconde o jogo, cada um sabe o que o outro pensa e sente sobre aos assuntos do trabalho, mas tudo de forma muito construtiva, cada um pode contar com o outro que espontaneamente e prazerosamente se dispõe a dar o apoio e ajuda quando necessário.
Equipe é um grupo que compreende seus objetivos e está empenhado em alcançá-los de forma compartilhada. A comunicação entre os membros é verdadeira e as opiniões diferentes são estimuladas.
“TODA EQUIPE É UM GRUPO, MAS NEM TODO O GRUPO É UMA EQUIPE”.
Que tipos de papéis os indivíduos podem assumir estando em um grupo ou organização? Descreva-os
Podemos identificar tipos de papéis importantes para o desenvolvimento da empresa:
• Papel do Selecionador: O processo de recrutamento e seleção de uma organização é a porta principal de entrada de novos profissionais e futuros talentos. Por este motivo devemos nos atentar na sua execução, pois assim teremos mais assertividade em atingir a necessidade do nosso cliente interno, a empresa contratante.
O primeiro passo para realizar uma seleção é planejar, elaborar um programa de contratação que envolva todas as etapas do processo seletivo, analisando seus custos, riscos e recursos da própria organização.
• Papel do Treinador: A arte de transferir conhecimento. O comprometimento das pessoas sempre será diretamente proporcional ao tratamento recebido na empresa e ao desafio proposto, motivação é algo que vem de dentro, portanto, nada será capaz de mobilizar alguém que faz o que faz para sobreviver. Imaginar que o treinamento é a única solução
...