Psicologia Organizacional
Projeto de pesquisa: Psicologia Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JulianaCarvalho0 • 20/11/2014 • Projeto de pesquisa • 730 Palavras (3 Páginas) • 252 Visualizações
Apresentação
Nos últimos anos as empresas tiveram que se adaptar a inúmeras exigências que o mercado e a sociedade pediram como forma de justificar a finalidade desses empreendimentos. A adequação do ambiente e das jornadas de trabalho de modo que as mesmas se tornassem mais humanas foi fundamental para a atual configuração dos modelos de empreendimentos atuais.
A psicologia da saúde ocupacional possui o objetivo de identificar as variáveis psicológicas que possam comprometer o desenvolvimento satisfatório das funções do colaborador dentro da organização, além disso, esse profissional deve elaborar estratégias que permitam o funcionário realizar-se profissionalmente e pessoalmente dentro da empresa.
A motivação dos colaboradores já é encarada pelos empresários como um dos principais responsáveis pelo sucesso de qualquer negócio e essa conclusão não está nem um pouco equivocada, o funcionário motivado possui maiores índices de produtividade, menor índice de absenteísmo e carrega os valores da empresa consigo.
Desenvolvimento
A Psicologia da Saúde Ocupacional (PSO) está voltada para as características psicossociais relacionadas aos locais de trabalho e que contribuem para o desenvolvimento de problemas de saúde nos funcionários. O campo também se refere aos meios de efetuar mudanças no ambiente ocupacional que beneficiem e promovem a saúde e o bem-estar do trabalhador, assim, aumentando sua motivação e melhorando sua produtividade.
Pesquisadores e profissionais que atuam com a área, estão interessados em estudar e analisar uma ampla variedade de características psicossociais do trabalhador e do ambiente ocupacional que pode estar interligada à integridade física e à saúde mental do funcionário. Os problemas de saúde do ponto de vista físico variam de ferimentos acidentais a doenças cardiovasculares; já os problemas de saúde mentais incluem estresse psicológico, ansiedade, pânico, depressão e até o desenvolvimento de doenças psíquicas, como esquizofrenia.
Entre outras questões abordadas pela área Psicologia da Saúde Ocupacional dentro da Medicina do Trabalho e da Segurança do Trabalho, que seja nas indústrias ou em empresas de outros ramos, estão à relação psicossocial das condições de trabalho com os comportamentos de saúde (por exemplo, tabagismo e consumo de álcool) e a moral no local de trabalho (por exemplo, nível de satisfação ou insatisfação no ambiente ocupacional).
O campo da Psicologia da Saúde Ocupacional também é útil no desenvolvimento de procedimentos operacionais padronizados. Algumas regras relativas à segurança no trabalho, à ergonomia, à organização e à ética são planejadas, pensadas e executadas em consulta com os profissionais do ramo e com a ajuda de guias escritos que abordam estas questões. Indo além do trabalho, psicologia da saúde ocupacional tem sido mais útil na concepção de leis referentes a questões como o assédio moral no trabalho e o desenvolvimento de normas fundamentais de segurança no trabalho.
Muitas empresas utilizam o conhecimento adquirido para criar ambientes de trabalho inovadores, que não só atraiam funcionários de qualidade, mas que também promovam a
...