Psicologia Organizacional
Artigo: Psicologia Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nega2004 • 12/2/2015 • 1.174 Palavras (5 Páginas) • 318 Visualizações
EMPREENDEDOR DE SUCESSO:
Um empresário deve saber como ser um empreendedor de sucesso. Todo empreendimento nasce, basicamente, de um sonho. Sonho que o empresário ou futuro empresário tem de construir um negócio em que acredite e com o qual tenha verdadeira identificação. Sonho de fazer as coisas do seu jeito, ganhar dinheiro trabalhando com o que gosta e que represente a ponte para a realização profissional e pessoal.
Ao abrir um negócio próprio, o empreendedor vislumbra conquistas. Porém, entre o desejo e a efetiva concretização dos objetivos existe um longo caminho cheio de altos e baixos. Tal trajetória exige muita dedicação para deixar de ser apenas uma promessa.
Mas como se tornar um empreendedor de sucesso? Podemos identificar características comuns entre os que se destacam. São traços que fazem com que essas pessoas tenham um desempenho acima da média.
O empreendedor de sucesso é, antes de tudo, alguém com iniciativa. É um líder que vai atrás de soluções e está sempre atento ao mercado. Ele se antecipa e faz acontecer, pois vê oportunidades onde outros não as enxergam.
Ele é persistente. Convicto de que tem uma ideia ou projeto com possibilidades, não desanima diante dos problemas, traça metas e se empenha ao máximo para atingi-las.
A busca por informação faz parte de sua rotina. Sabe que um maior conhecimento sobre clientes, fornecedores, concorrentes, produtos e serviços é o atalho para obter diferenciais em meio a tanta competição. E não hesita em consultar especialistas que possam lhe orientar. Além disso, é um ouvinte atento, pois boas ideias vêm tanto da pessoa mais humilde quanto de alguém extremamente preparado.
Planejamento é sua palavra de ordem. Todas as suas ações são pensadas, revistas, monitoradas e ajustadas conforme as circunstâncias. Organizado, mantém registros financeiros e a partir deles toma decisões fundamentadas.
Outro aspecto marcante é a exigência permanente de qualidade e eficiência. Sua intenção é surpreender o cliente positivamente e compromete-se a ajudar a equipe para cumprir as tarefas.
O empreendedor de sucesso não quer ser apenas mais um. Ele pensa grande. Por isso ousa, arrisca – de forma calculada, pois tem o pé no chão – e sempre crê que é capaz de construir o que idealizou.
1 - Imagem Pessoal. Você tem que estar sempre apresentável, com aparência de higiene (homem com barba feita, mulher penteada, pelo menos), vestimenta adequada e limpa. Se você for uma pessoa apresentável terá sempre alguém, um amigo, um parente, um professor, para indicar você para alguma vaga de trabalho. Um candidato apresentável agrada um recrutador. Um profissional apresentável será sempre bem-vindo em qualquer momento e lugar.
1.1 – Como você utiliza a ética nas suas atividades profissionais. O quanto ela é importante no mercado de trabalho.
Ter ética profissional é o indivíduo cumprir com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho.
Cada profissão tem o seu próprio código de ética, que pode variar ligeiramente, graças a diferentes áreas de atuação. No entanto, há elementos da ética profissional que são universais e por isso aplicáveis a qualquer atividade profissional, como a honestidade, responsabilidade, competência, etc.
1.2 – Relacione 10 itens que são necessários para valorizar-se profissionalmente.
1 – Preocupe-se com o trabalho que faz
Por muito que possa dizer, a qualidade do trabalho apresentado fala mais alto. Isto tanto o vai ajudar a crescer na empresa onde está, como, se mudar, a obter boas referências dos sítios por onde passou.
2 – Relacione-se com as outras pessoas
Só assim pode crescer pessoal e profissionalmente, enquanto cria uma rede interessante de contactos profissionais e, porque não, pessoais? Fomentar um bom ambiente de trabalho (que ajuda à produtividade da empresa), faz de si uma mais-valia.
3 – Seja prestável e positivo
A forma como lidamos com os outros diz muito de quem somos. Não são raras as pessoas que são contratadas pelas competências e despedidas pelas atitudes. E as atitudes são contagiosas, tanto as positivas, como as negativas. Seja um portador da atitude positiva!
4 – Seja proativo
Se sabe o que é preciso fazer e sabe fazê-lo, está à espera do quê?
5 – Inove
Tudo muda e nós também o devemos fazer. Caso contrário, corre o risco de ficar ao "sempre foi assim". A capacidade de não se acomodar, de procurar novos métodos e soluções, de inovar, transforma-o numa vantagem. Para si e para as empresas.
6 – Motive-se
O momento certo não
...