Psicologia Organizacional - Cederj _ Adm Pública
Por: Rolf Reis • 5/10/2018 • Trabalho acadêmico • 484 Palavras (2 Páginas) • 318 Visualizações
Administração Pública
Kelly
Polo Tês Rios
Matrícula
Pscicologia Organizacional – AD1
Tendo em vista o que você já estudou sobre a importância da Psicologia Organizacional para a Gestão Pública, argumente sobre a contribuição da Teoria da Motivação para essa gestão.
A psicologia adentrou as organizações com objetivo de estudar comportamentos, e compreender mecanismos, a fim de se desenvolver técnicas a aprimorar os meios de trabalho, e criar estímulos.
Para compreender os estudos da psicologia organizacional, precisa-se compreender que ela estuda o homem e suas ações e comportamento “por que o indivíduo se comporta de determinada maneira”. Rudolph, Udo (2003). Motivationspsychologie. Weinheim: Beltz.
Há algumas teorias motivacionais que explicam o porquê do comportamento humano, nas quais se posicionam dizendo que o comportamento motivacional é gerado por fatores externos automatizados, outras conferem os fatores externos aliados ao raciocínio, outra que compete à associação de personalidade e influências a estímulos comportamentais. (GOMES Alcindo AP, QUELHAS Osvaldo LG REAd – Edição 35 Vol. 9 No. 5, set-out 2003 p.4)
Empresas privadas hoje compreendem a motivação como parte de seu plano de trabalho, compreende que o funcionário é parte fundamental para o desenvolvimento organizacional, já as empresas públicas, compreendem sua importância, mas será que há uma devida aplicação do estímulo.
Segundo compreendemos no trabalho de GOMES Alcindo AP, QUELHAS Osvaldo LG 2003, a motivação, não são bem aplicados a ponto de promover satisfação e motivação.
Os órgãos públicos, são afetados diariamente, pois profissionais desinteressado, produzem com qualidade baixa os serviços executados, e indo mais além, há uma alto índice de faltas e atrasos em alguns órgãos públicos.
Para a teoria motivacional contribuir com o desempenho. Deve-se mudar todo o comportamento do órgão público, devendo eles, preocuparem em servir a sociedade, e menos com política.
Atualmente os órgãos públicos são mistos de funcionários efetivos, comissionado, contratado, terceirizado e de confiança. As medidas devem ser iguais a todos, e todos devem contribuir igualmente ao bem maior, o serviço. Os representantes deste órgão devem ser exemplos, de atitude e qualidade de atendimento e serviço, e implementar uma gestão colaborativa.
Compreendemos a importância de aplicar tais teorias motivacionais, mas a priori os órgãos têm que mudar toda sua metodologia, para estas serem eficazes, pois por mais que o departamento pessoal se esforce, há coisas que não compete a eles mudanças.
...