TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social

Pesquisas Acadêmicas: Psicologia Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  1.179 Visualizações

Página 1 de 4

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

UNIDADE SÃO GABRIEL

Disciplina: Psicologia Social Comunitária

Professor: Rubens Ferreira

Alunas:

Trabalho sobre o texto: O Processo Grupal e a questão do poder em Martín-Baró

Questões:

1) Apresentem a denominação processo grupal e também o caráter histórico do grupo a partir de Silvia Lane e Martín-Baró.

Segundo os autores os processos grupais dizem do fato do grupo ser uma experiência histórica que se constrói num determinado espaço e tempo, fruto das relações que vão ocorrendo no cotidiano, e ao mesmo tempo, que traz para a experiência presente vários aspectos gerais da sociedade, expressas nas contradições que emergem no grupo. Lane (1984) aponta o caráter histórico do grupo a partir da afirmação de que o significado da existência e da ação grupal só poder ser encontrado dentro de uma perspectiva histórica que considere a sua inserção na sociedade, com suas determinações econômicas, institucionais e ideológicas.

2) Apresentem os três grandes problemas da maioria dos modelos de teorias grupais e as propostas de superação desses problemas apresentadas por Martín-Baró.

Segundo ele, os três grandes problemas da maioria dos modelos de teorias grupais são:

• A parcialidade dos paradigmas predominantes

• A perspectiva individualista

• O ahistoricismo

Para superar esses problemas ele propõe:

Que devemos dar conta da realidade social do grupo enquanto tal, não tornando essa realidade redutível as características pessoais dos indivíduos que constituem o grupo. Assim como também ser o suficientemente compreensivo para incluir tanto os pequenos grupos como os grandes grupos. E por fim incluir como um de seus aspectos básicos o caráter histórico dos grupos humanos.

3) Definam grupo a partir de Martín-Baró.

Baró define grupo enquanto uma estrutura de vínculos e relações entre as pessoas que canalizam em cada circunstância suas necessidades individuais e interesses coletivos. Grupo é uma estrutura social, uma realidade total, um conjunto que não pode ser reduzido á soma de seus membros.

4) Apresentem os três parâmetros principais para a análise do processo grupal.

Os três parâmetros para analise do processo grupal são:

• A identidade do grupo, enquanto definição do que é e o caracteriza como tal frente a outros grupos.

• O poder de que dispõem o grupo em suas relações com os demais grupos, e

• A atividade grupal e mais a significação social do que produz essa atividade grupal.

5) Caracterizem os três tipos de grupos: primários, funcionais e estruturais.

Primário - O que caracteriza o grupo primário são os vínculos interpessoais, as características pessoais e a satisfação de necessidades pessoais. Nos grupos primários o produto das relações sociais é a satisfação das necessidades básicas da pessoa e a formação de sua identidade.

Funcionais - São aqueles que correspondem à divisão do trabalho no interior de um determinado sistema social. Trata-se, por conseguinte, de pessoas que cumprem a mesma função com respeito a um sistema, pessoas que têm os mesmos papéis e ocupam uma posição equivalente.

Estrutural - o grupo estrutural que é caracterizado por comunidade de interesses objetivos, controle dos meios de produção e satisfação de interesses de grandes grupos e classes.

6) Como Martín-Baró discute

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com