Psicologia Social
Artigo: Psicologia Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leila07couto • 11/9/2014 • 626 Palavras (3 Páginas) • 278 Visualizações
ESTUDO DIRIGIDO- PSICOLOGIA SOCIAL
1) Qual a visão do social da psicologia experimental e behaviorista? E as consequências desta concepção para o estudo da psique e para o processo de pesquisa- investigação?
Tanto a psicologia experimental quanto a behaviorista reduz o comportamento humano ao que é externo, o externo referia-se mais as coisas ou fenômenos que atuavam como estímulos objetivos, do que a um sistema que poderíamos definir como social.
Consequências:
A dimensão simbólica e cultural do social era totalmente ignorado, o resultado foi uma visão objetivista do meio e do próprio individuo, a consequência naturalista e ambientalista, deixa de fora riqueza de dados, historia do sujeito , as duas tem a mesma concepção do que é social, estão relacionadas com o positivismo.
2) Como o social se manifesta na obra de Freud? E porque a psicanálise freudiana mantém a dicotomia entre o social e a psique?
O social de manifesta através de sua influência sobre a psique, basicamente em nível micro, no sistema familiar, tomando forma diante da expressão de tendências pulsionais da criança com relação à mãe. O pensamento psicanalítico mantém-se a dicotomia entre o social e a psique, na medida em que a psique é considerada como atributo relevante do individual e que as unidades para compreendê-las estão baseadas em aspectos bioenergéticos dos indivíduos. Para Freud toda a cultura tem complexo de Édipo.
3) Defina a partir da teoria Histórico- Cultural a relação existente entre o social e a psique.
A abordagem histórico-cultural foi desenvolvida como parte da psicologia soviética, que rompeu com uma visão centrada no individual e colocou o social como algo importante para a formação e desenvolvimento dos processos psíquicos. Assumiram o marxismo como referencial, pois os principais autores da psicologia soviética viram no marxismo e no materialismo dialético ferramentas para uma transformação profunda da psicologia que compreenderia o social como parte da psique humana.
O marxismo compreende o homem como um ser social histórico e que possui capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do trabalho, o que diferencia os homens dos outros animais e possibilita o progresso de sua emancipação da escassez da natureza, o que proporciona o desenvolvimento das potencialidades humanas.
4) Descreva a importância dos conceitos de ação e de atividade para o desenvolvimento do papel social na visão da psique.
A atividade é guiada e desenvolvida pela reação imediata dos indivíduos com os objetos. O objeto transforma em um referente externo permanente da atividade. É uma atividade voltada para os objetos que se desenvolve através dos sujeitos com os objetos.
Ação é, que ao agir sobre o sujeito, eu o transformar e ele me transformar, é uma ação.
5) Por que a subjetividade foi afastada do domínio das ciências?
A subjetividade foi afastada do vocabulário das ciências sociais a partir da filosofia moderna do sujeito e do existencialismo associado a qualidades intrínsecas da natureza humana, consideradas responsáveis pelos vários tipos de atividade humana. A reificação
...