Psicologia da Educação - ATPS
Seminário: Psicologia da Educação - ATPS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabiz • 4/11/2014 • Seminário • 3.651 Palavras (15 Páginas) • 282 Visualizações
Universidade Anhanguera-Uniderp
Centro de Educação a Distância
Anhanguera Indaiatuba
Curso: Pedagogia
Disciplina: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Tutora à Distancia: Mirian Arioli Peromingo
Adriana Alves Lima do Amaral RA: 7310556988
Fabiana de Souza Zanati Barbosa RA: 7126508855
Jessica Gonçalves Rodrigues Lisboa RA: 7121518545
Joseane Padula RA: 7707668337
Leonina Cristina da Silva Barbosa RA: 7756662646
Indaiatuba-SP (07/10/2013)
APRESENTAÇÃO
PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO
A Psicologia da Educação estuda como os seres humanos aprendem em ambientes educativos, a eficácia das intervenções educativas, a aplicação da psicologia no ensino e nas escolas. O psicólogo desta área interessa-se com a forma como os alunos aprendem e se desenvolvem, por vezes em subgrupos particulares como crianças com determinada deficiência.
Para entender as características dos alunos na infância, adolescência, idade adulta, e na velhice, estes psicólogo desenvolve e aplica teorias do desenvolvimento humano. Muitas vezes expressas em fases de maturação, de desenvolvimento, e de teorias que descrevem mudanças nas habilidades mentais (cognição), papéis sociais, morais, raciocínio, e crenças sobre a natureza do conhecimento.
SUMARIO
Sigmund Freud ..............................................................................................04
Contribuições para a educação.......................................................................05
Jean Piaget .....................................................................................................06
Contribuições para a educação.......................................................................07
Henri Wallon...................................................................................................09
Contribuições para a educação........................................................................11
Lev Vigotski....................................................................................................12
Contribuições para a educação.........................................................................13
Conclusão..........................................................................................................15
Bibliografia........................................................................................................16
Sigmund Freud
Sigmund Freud nasceu em 1856, na cidade de Freiberg, atual Pribor (Republica Tcheca), veio de uma família judia e viveu em Viena boa parte da sua vida. Sigmund Freud sempre se preocupou em estudar manifestações de desequilíbrios humanos. Procurando ajudar no desenvolvimento das crianças e entender situações de desequilíbrio, Freud desenvolveu suas teorias baseando-se em seus próprios pacientes.
As terias cientificas surgem influenciadas pelas condições da vida social, nos seus aspectos econômicos, políticos, culturais etc. São produtos históricos criados homens concretos, que vivem o seu tempo e contribuem ou alteram, radicalmente, o desenvolvimento do conhecimento.
Sua contribuição é comparável à de Karl Marx na compreensão dos processos históricos e sociais. Freud ousou colocar os “processos misteriosos”do psiquismo, suas“ regiões obscuras”, isto é, as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, a interioridade do homem, como problema científicos. A investigação sistemática desses problemas levou Freud à criação da Psicanálise.
Sigmund Freud, foi o grande nome da psicanálise, foi o responsável pela evolução no estudo da mente humana. Formado em medicina e especializado em tratamento para doentes mentais, ele criou uma nova teoria. Esta estabelecia que as pessoas que ficavam com a mente doente eram aquelas que não colocavam seus sentimentos para fora.
Segundo Freud, este tipo de pessoa tinha a capacidade de fechar de tal maneira esses sentimentos dentro de sua mente, que após algum tempo, esqueciam-se da existência. A partir desta teoria, ele resolveu tratar esses casos através da interpretação dos sonhos das pessoas e também através do método da associação livre, neste ultimo ele fazia com que falassem qualquer coisa que lhes viessem a cabeça. Com este método ele era capaz de desvendar os sentimentos reprimidos após desvendar, ele os estimulava a por para fora. Desta forma conseguiu curar muitas doenças mentais.
CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO
Teoria da personalidade: Freud acreditava que muito podia se conhecer de seus pacientes, através de seus relatos, com sonhos, fantasias e lembranças, com isso desenvolveu a teoria sobre a estrutura da personalidade. Sigmund Freud percebeu com sua teoria que a criança passa por diversas fases no decorrer de seu crescimento. A fase do ID que é o principio do prazer. O id não se preocupa com a realidade, quando quer algo ele só que satisfazer suas vontades. Com o desenvolvimento da criança a 2 parte da personalidade começa a desenvolver, ou seja o ego começa a se desenvolver,o EGO é o principio da realidade,onde as questões morais,religiosas impostas pela sociedade começa a nos limitar. E por último o SUPEREGO onde já temos autocontrole, diferenciar o certo do
...