Psicologia humanista
Por: anasantos0170 • 15/11/2015 • Trabalho acadêmico • 340 Palavras (2 Páginas) • 380 Visualizações
ABORDAGEM HUMANISTA
A abordagem Humanista diferentemente do modelo pedagógico tradicional e comportamental busca em seu método de ensino-aprendizagem direcionar toda atenção ao aluno, permitindo que este tenha liberdade na busca de coisas que irão lhe compor como ser humano.
O aprendizado do aluno não deve composto apenas por um acumulo de dados. Os professores devem apenas facilitar o processo em que o aluno está submetido, fazendo com que sejam mais ativos do que passivos.
No livro “Pinóquio às avessas’’, a abordagem de ensino-aprendizagem presente na escola em que o personagem passa a frequentar comporta-se totalmente diferente das apresentadas na Abordagem Humanista.
Felipe, um menino muito curioso, acredita que ao começar a frequentar a escola terá todas as respostas às quais seus pais nunca puderam lhe responder. É também muito sonhador e pensa em concretizar esses seus sonhos e desejos ao frequentar a escola.
Ao começar os estudos Felipe acaba por se deparar com uma grande desilusão. Qualquer característica relacionada ao seu ser pessoal e íntimo não são consideradas naquele meio. As questões que seus pais não puderam lhe responder também não foram esclarecidas na escola, que seguia um cronograma e não tratava de assuntos que fugissem deste.
Felipe acaba tendo que seguir o padrão da escola em que frequentava passando a ter que ignorar o que vinha construindo em si ao longo de sua vida para poder se enquadrar no modelo da escola e do mundo que enfrentaria com o passar do tempo.
Diferente da Abordagem Humanista que respeita o ritmo e questões pessoais do aluno e principalmente e anterior a isso o ser humano que o compõe, na Abordagem presente no livro essas questões não são consideradas, e tal fato é comprovado com uma passagem do livro a respeito da formação do aluno a partir dessa abordagem: “Entram diferentes e saem iguais”. Revela-se com isso a importância de se considerar o homem em um todo e permitir-lhe a liberdade na busca de sua formação, para que assim com o passar do tempo não se sintam frustrados e não realizados pessoalmente como o personagem do livro.
...