Qualidade dos professores em sorocaba
Por: Ale1104 • 7/9/2017 • Trabalho acadêmico • 3.931 Palavras (16 Páginas) • 246 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
Alessandra C. Lopes Andrade RA: T14414-0
Bruna Maria de Oliveira RA: C1017H
Patrícia Silva R.A: 9902600
Sandra Maria de Melo RA: C10GHE1
A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOS DOCENTES NAS ESCOLAS
Sorocaba
2016
Alessandra C. Lopes Andrade RA: T14414-0
Bruna Maria de Oliveira RA: C1017H
Patrícia Silva R.A: 9902600
Sandra Maria de Melo RA: C10GHE1
A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOS DOCENTES NAS ESCOLAS
Trabalho acadêmico para a disciplina de Psicologia Escolar, da Universidade Paulista – UNIP.
Orientadora: Profª Caroline Garpelli Barbosa
.
Sorocaba
2016
RESUMO
Percebe-se que o uso de aparelhos tecnológicos aumenta a cada dia. Contudo, o ambiente escolar acaba sendo mais afetado pelo fato de que, ao menos por intermédio das entrevistas que nos foram concedidas, pudemos constatar que a tecnologia vem sendo utilizada como um fim em si e não como um meio. As redes sociais são mais atraentes às crianças e aos adolescentes que os conteúdos escolares e isso podem trazer sérios danos, tanto psicológicos, quanto educacionais. Há uma disparidade entre o conhecimento tecnológico dos docentes e dos discentes no sentido de que os alunos estão melhor preparados para este fenômeno que os professores. Observa-se que a conexão móvel amplia as possibilidades interativas, mas isso pode afetar de algum modo a formação escolar. Para a nossa pesquisa, foram realizadas duas entrevistas, sendo uma delas com um professor que é coordenador pedagógico de uma escola particular, e a outra com uma psicóloga que atua como professora na referida escola. O objetivo do trabalho é refletir sobre as possíveis causas do uso excessivo destes aparelhos tecnológicos no meio acadêmico.O uso temp indiscriminado de aparelhos cada dia mais sofisticados, o mercado no qual estamos inseridos e o sistema capitalista propiciam uma disputa com relação ao poder, a “disputa do ter”, que é prejudicial ao sistema educacional e a busca do conhecimento de modo geral.
Palavras-chave: tecnologia; educação; psicologia escolar
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO4
- Apresentação4
- A tecnologia na formação escolar4
- Objetivos6
- Hipóteses6
- Justificativa7
- MÉTODOS8
- Participantes8
- Instrumentos8
- Aparatos de pesquisa8
- Procedimentos para coleta de dados8
- Procedimentos para análise de dados8
- Ressalvas éticas9
REFERÊNCIAS10
- INTRODUÇÃO
- Apresentação
A indisciplina está relacionada a uma série de condutas inapropriadas dos alunos e é considerada por muitos profissionais da área da educação como fator que interfere no processo ensino-aprendizagem e vem colaborar com o conhecido e muito debatido na contemporaniedade: o “fracasso escolar”e “aluno problema”.Classificam os sujeitos com supostos “ disturbios psico/pedagógicos”; que podem ser de ordem cognitiva ou de natureza comportamental; e faz da indisciplina e o baixo aproveitamento duas faces da mesma moeda, representantes de duas mazelas da escola contemporânea – o fracasso escolar ea indisciplina como obstáculo para o trabalho docente.
Com o presente estudo pretendemos abordar o fenômeno da indisciplina dentro da instituição, partindo de um olhar sobre os aspectos das relações humanas no ãmbito das práticas pedagógicas. E analisar a hiostória da educação,e como as responsabilidades das famílias foram se transferindo para a instituição escolar pela sociedade, já que esta éum lugar de novos conhecimentos, possibilitando a articulação dos diversos interreses dos variados setores da sociedadee instrumento de transmissão de legado da civilização.
- Levantamento Bibliográfico: A Indisciplina Relacionada ao Fracasso Escolar
As regras que estabelecem o convívio social, são uma construção humana, feita de forma coletiva e configuradas pelo seu tempo histórico. Dessa forma a indisciplina traduz o que ocorre no âmbito coletivo. Comportamentos considerados “impróprios” como desatenção e conversas paralelas durante as aulas, agressões verbais ou físicas, retirar-se da sala deaula enquanto esta ainda não terminou, entre outros protagonizam o repertório das queixas educacionais.
Para Estrela (1992,p17) a indisciplina é a negação da disciplina “ desordem proveniente da quebra das regras estabelecidas pelo grupo” Ainda segunda Estrela (1995 p. 65) é sobretudom o professor que produz e comunica normas sociais que julga necessárias para exercer sua ação pedagógica, geralmente sem a discussão prévia com os alunos e sem que essas atendam às necessidades e as sua expectativas.
Aquino (1999. P. 90): “ na busca dos determinantes da (in) disciplina, a influência de fatores extra escolares no comportamento dos alunos, na visão de muitos educadores, paraece ocupar primeiro plano”
De acordo com Vasconcellos (1996 p. 17) “ um dos causadores do enfrentamento da problemática disciplinar é que o educador não dispõe de uma concepção, de um método, de uma ferramenta eficiente. De modo geral, esta marcado pela concepção idealista: tem uma série de ideias bonitas sobre disciplina, mas não sabe porquê não se consegue colocar em prática…ningém nasce rebelde ou (in) disciplinado, pois essas caracter´sticas não são inatas, nem são resultados de fatores isolados, mas sim, da multiplicidade de influências que recaem sobre a criança e ou adolescente nas suas fases de desenvolvimento.
...