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Por:   •  17/11/2014  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

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Aprender a ler e a escrever é mais do que a aquisição de um sistema de código alfabético ,é a possibilidade de que os sujeitos percebam .Um comportamento humano que envolve ação e reflexão (...)é o direito de expressar-se e expressar o mundo.Os analfabetos são sujeitos que pensam que produzem saberes na sua pratica social .A segunda característica consiste na pratica educativa baseada no dialogo.

Para Freire(1976,p.51)

(...)Dialogo entre educadores e educandos,enquanto sujeitos de conhecimento .É o contexto teórico. A realidade social em que se encontram os alfabetizandos(...) Como objetivo de conhecimento ,os sujeitos que buscam,em diálogo,desvenda-la.

Vamos nos ater ao detalhamento dos temas geradores mais adiante ,quando discutirmos o método Paulo Freire.

‘’O método critico visa construir no educando uma consciência critica de si e de sua realidade ,e admite que,como elemento,como parte dessa consciência ,surge espontaneamente a compreensão da necessidade de alcançar um plano mais elevado do saber ,o plano letrado’’

O analfabeto como sujeito da alfabetização ’’ a contribuição do educador em possuir uma técnica adequada para proporcionar os elementos da linguagem escrita,mas de tal forma ,que estes representam a realidade do alfabetizando e sejam reconhecidos por ele como tais”

É importante que o primeiro passo da alfabetização contribua para o educando se tornar observador consciente de sua própria realidade ,”destacar-se dela para refletir sobre ela deixando de ser apenas participante inconsciente dela(e por isso incapaz de discuti-la)”

Apresentar ao educando imagens de seu próprio modo de vida para que ele possa observar,discutir e abrir caminho para a reflexão crítica.Dessa forma,”a alfabetização decorre como consequência imediata da visão da realidade ,associando-se a imagem da palavra á imagem de uma situação concreta”

Podemos falas duas concepções de alfabetização instrumental na qual o analfabeto ,bisto como “ignorante”,é apenas um objeto no processo de aquisição de um sistema de código alfabético ,dialógica ou que tem no ato de conhecer a essência da alfabetização .

Devemos lembrar que os movimentos sociais tiveram forte influencia na explicitação de uma nova face política e pedagógica para a educação experiências críticas no âmbito da educação de adultos foram reprimidoss e intimidadas,muito embora,nos anos de 1980,tenha havido uma retomada da perspectiva critica de educação ,agora numa outrta conjutura política –a abertura democrática .

A partir dos anos 1990 ,a maior preocupação passou a ser com o processo de ensino-aprendizagem entre jovens e adultos que não dão continuidade aos estudos,tanto no fundamental,quanto no médio .Pelo conteúdo dos materiais didáticos-pedagogicos,que existem diferentes orientações metodológicas uma delas esta vinculada á concepção sociocultural ,valorizando conteúdos que integram o mundo dos trabalhadores que procuram EJA.

Percebemos a busca por um processo educativo de aprendizagem coletiva ,problematizada e de articulação entre a realidade local e totalidades .Discutem as contradições sociais e as possíveis soluções e elas.Registra-se que muitas experiências têm a pratica coletiva essencial do ato educativo.

No Brasil existe o Instituto Paulo Freire ,criado no inicio dos anos .é da pagina na web que vamos trazer algumas informações preliminares sobre esse pensador

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