Questtionário Sobre Artigo A Psicologia Social Contemporânea: Principais Tendências e Perspectivas Nacionais e Internacionais.
Por: Nara Julio • 21/5/2020 • Trabalho acadêmico • 607 Palavras (3 Páginas) • 360 Visualizações
Psicologia Social I - Atividade 01
Nara Oliveira Júlio
Guia da leitura
Texto:
FERREIRA, M. C.. A Psicologia Social Contemporânea: Principais Tendências e Perspectivas Nacionais e Internacionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, Vol. 26, n. especial, p. 51-64, 2010. Disponível em:
- Qual o objetivo do artigo?
O artigo nos propõe a fazer um amplo estudo acerca dos caminhos percorridos pela Psicologia Social, em um cenário nacional e internacional, somos levados a conhecer seus principais autores, discussões teóricas e a busca para entender o objeto de estudo da disciplina.
- O que estudam as vertentes da Psicologia Social Psicológica e da Psicologia Social Sociológica?
A Psicologia Social Sociológica tende a dar um maior enfoque, principalmente, nos processos intraindividuais responsáveis pelo modo pelo qual os indivíduos respondem aos estímulos sociais, enquanto a Psicologia Social Psicológica tende a enfatizar, principalmente, os fenômenos que emergem dos diferentes grupos e sociedades.
- Faça um breve resumo do desenvolvimento da Psicologia Social na América do Norte
O caminho que percorremos sobre os estudos de Psicologia Social se iniciaram no século XX, sob um contexto de grande influência da vertente behaviorista, onde deveria concentrar-se o estudo experimental do indivíduo, tendo em vista que o grupo era mais um estímulo na qual o indivíduo estava inserido. Nas décadas de 1920 e 1930, começaram os estudos mais orientados sob a vertente da Gestalt, abordando temas como a influência social e dinâmicas de grupos. Para finalizar, o contexto da Segunda Guerra Mundial evocou a pesquisa de assuntos como a atitude e a percepção das pessoas, esses que estão sendo abordados no estudo da Psicologia Social atualmente.
- O que foi a crise da Psicologia Social na década de 1970?
Tendo como meta a investigação das leis universais capazes de explicar o comportamento social, a Psicologia Social Psicológica estrutura-se progressivamente como uma ciência natural e empírica. No contexto dos anos 70, ocorreu a crise motivada pela individualização da Psicologia Social Psicológica. Nesse sentido, houve muito questionamento sobre as bases conceituais e metodológicas da Psicologia Social Psicológica, sobre sua relevância social, por se encontrar distantes dos reais dilemas sociais, com isso, desenvolver modelos e teorias que não eram capazes de contribuir para a realidade social que surgia.
- Comente sobre as tendências atuais da Psicologia Social na Europa
No contexto europeu havia a tendência de focar nos assuntos de identidade social, nos textos o tema é proposto com considerável frequência, que se muito se associa com as relações intergrupais que inferem a uma psicologia dos grupos e coletividades.
- Comente sobre Martín-Baró e Maritza Monteiro como representantes da Psicologia Social Crítica na América Latina (quem foram? O que pesquisaram? Quais ideias defendiam?)
Ambos foram grandes teóricos que defenderam uma Psicologia Social com uma vertente positivista e experimental. Maritza Monteiro afirma, principalmente, o papel da pesquisa e do âmbito científico na contribuição da resolução dos dilemas sociais a fim de transformar a vivência do grupal. Enquanto Martin-Baró, em concordância com Maritza, afirma que a principal objetivo do psicólogo social deve ser levá-los a desenvolver um pensamento crítico acerca de si, de sua realidade e, como fim, de sua própria existência. Afirma também que os psicólogos sociais devem contribuir para a construção de identidades pessoais, coletivas e históricas capazes de romper a situação de alienação das maiorias populares oprimidas e desumanizadas que vivem à margem da sociedade dominante, levando a uma mudança social.
...