Quimica Tecnologica
Ensaios: Quimica Tecnologica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adriano.marques • 27/6/2013 • 588 Palavras (3 Páginas) • 399 Visualizações
Curso: Engenharia Elétrica / Engenharia de Produção Automotiva
Matéria: Química Tecnológica – Prática nº: 04
Título: Preparação e padronização de solução de ácido clorídrico.
Objetivo: Preparar uma solução 0,1 N de HCl. Padronização dessa solução, a fim de conhecer sua normalidade.
Material: Ácido clorídrico, HCl concentrado; Balão volumétrico de 250 mL; Bécher de 100 mL; Bureta de 50 mL; Erlenmeyer de 250 mL; Garra; Pipeta volumétrica de 20 mL; Pipeta graduada de 10 mL; Proveta de 50 mL; Solução de carbonato de sódio (5,30 g / L) Na2CO3; Solução de indicador metilorange; Suporte universal.
Procedimento:
Preparação de 250 mL de solução 0,1N de HCl
Usando um funil analítico, carregue uma bureta de 50 mL com HCL a 36%. Mantenha um bécher de 100 mL embaixo dessa bureta, para que não caia ácido na bancada. Não se esqueça de, lentamente, abrir a torneira para encher a ponta da bureta. Acertar o menisco no zero da escala.
Coloque água em um balão volumétrico de 250 mL até a metade de seu volume. Transfira 2,1 mL do ácido da bureta para o balão e agite a mistura.
Acrescente água em um balão, agitando-o para homogeneizar a solução. Quando chegar próximo ao traço de aferição
do balão volumétrico, acerte o menisco cuidadosamente para não ultrapassar o volume desejado. Tampe o balão. Homogeneizar bem a solução preparada. Essa é a solução 0,1 N de HCL.
Padronização da solução de HCl de normalidade teórica 0,1 N
Pipete 20 mL da solução contendo 5,3 g / L de Na2CO3 para um erlenmeyer de 250 mL. Com uma proveta de 50 mL de água adicione 20 mL de água. Acrescente cerca de 5 gotas de indicador metilorange. Coloque uma garra em um suporte universal e prenda a ela uma bureta de 50 mL. Coloque um bécher de 100 mL embaixo da bureta. Com auxílio de um funil analítico, adicionar à bureta a solução de HCL de normalidade teórica 0,1N que está no balão volumétrico. Abrir a torneira da bureta para encher a sua ponta e acertar o menisco no zero. Adicionar lentamente a solução da bureta à solução do erlenmeyer. Quando já houver escoado cerca de 12 mL da bureta, fechar quase que totalmente a torneira e prosseguir a adição do ácido ao carbonato de sódio do erlenmeyer, gota a gota, observando atentamente a coloração da solução do erlenmeyer.
Parar a adição quando o indicador metilorange mudar do alaranjado para o rosa claro. Anotar o volume que foi gasto:
V1 = ____________ mL
Repetir a operação de titulação e anotar o volume gasto: V2 = _________ mL
Calcular o valor médio dos valores obtidos.
Vm = _________ mL
Nr = m Na2CO3
Nr = _________ Vm x Na2CO3
...