Quimica Tecnologica II
Monografias: Quimica Tecnologica II. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: DanielleDias • 10/3/2014 • 298 Palavras (2 Páginas) • 709 Visualizações
Introdução
A formalização do conceito de ácidos de bases foi composta por três teorias principais. A primeira delas foi desenvolvida por Arrhenius em 1887 para explicar a condutividade elétrica de certas soluções, definiu: Ácido: como toda substancia que em solução aquosa se dissocia fornecendo íons, como tipo de cátion. E Base: toda substancia dissolvida em água se dissocia fornecendo íons hidróxido como único tipo de cátion.
A teoria de Bronsted-Lowry em 1923, propuseram uma teoria mais ampla, válida para todos os meios (meio alcoólico, meio aquoso..) Ácido: qualquer espécie química que doa prótons. Base: qualquer espécie química que aceita prótons.
A teoria de Lewis em 1923, apresentou uma definição eletrônica de acido e base, ele se baseou no conceito de base Bronsted, que é a espécie que receber próton, assim para receber próton, a base deve fornecer um par de elétrons para a ligação. Ácido: toda espécie química que recebe par de elétrons. Base: toda espécie química que doa par de elétrons.
Os ácidos possuem sabor azedo, como o encontrado nas frutas cítricas ricas no ácido de mesmo nome. Já as bases têm gosto semelhante ao do sabão (sabor adstringente). Mas, felizmente, há modos mais eficazes e seguros de identificar ácidos e bases do que o paladar. É possível medir a concentração de hidrogênio iônico em uma solução a partir de uma escala logarítmica inversa, que recebeu o nome de potencial hidrogeniônico, ou simplesmente, escala de pH. Esta escala vai de zero a 14, sendo o pH 7 considerado neutro. Os valores menores que sete classificam a solução medida como ácida e os maiores que sete, como alcalinos (bases).
...