REDES SOCIAIS E O CONCEITO DE CONTATO EM GESTALT TERAPIA
Por: Evelyn Frade • 3/5/2022 • Trabalho acadêmico • 829 Palavras (4 Páginas) • 231 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
INSTITUTO DE PSICOLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
EVELYN FRADE DA SILVA NATALIA PEREIRA
Trabalho apresentado à disciplina Gestalt Terapia, ministrada pela professora Laura Prestello, para avaliação parcial no curso de graduação em Psicologia, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Rio de Janeiro 2021
REDES SOCIAIS E O CONCEITO DE CONTATO EM GESTALT TERAPIA
As redes sociais são espaços virtuais que já está inserido na vida dos individuos a mais de uma década, dificilmente conheceremos alguma pessoa que não faz uso das redes sociais. Adelma Pimentel em seu artigo “O Uso Cuidadoso das Redes Sociais Virtuais” de 2019 afirma que a rede social é capaz de permitir ao indivíduo compartilhar conexões e estabelecer laços sociais.
Estamos cada vez mais envolvidos com a internet, um cliente faz uso de rede social para entrar em contato com o psicológo, cada vez mais os profissionais estão fazendo uso das redes para apresentar o seu trabalho, neste periodo pandemico o uso das mesmas, se ampliou visto que era a única maneira de entrar em contato com os amigos e familiares. Este uso tão frequente das Redes acabam refletindo no trabalho clinico, sendo assunto frequente no setting terapeutico.
Quais as consequências que o uso das redes sociais podem trazer? Como podemos vincular o conceitos de Contato de Getalt-terapia e as redes sociais. Para respondermos esta pergunta precisamos entender este conceito.
O contato pode ser explicado, segundo o dicionário de Gestalt-Terapia de 2007, como o intercâmbio entre o indivíduo e o ambiente a partir de uma visão de totalidade do organismo, ou seja, onde há uma relação entre o indivíduo e seu meio. Essa interação causa efeitos emocionais e pode ser visto na comunicação virtual, na qual essa tem o poder de causar impactos positivos ou negativos nos indivíduos e nas suas relações.
Segundo Polster e Polster (2001, p. 113), “o contato é a consciência “de” e o comportamento “para” com as novidades assimiláveis”. Um individuo que esta conectado no Instagram, youtube ou TikTok, por exemplo, retrata o contato com o ambiente externo, este contato pode impactar internamente, e levar a mudanças que modificam o comportamento e os pensamentos relacionados relacionandos ao corpo por exemplo, as redes sociais muitas vezes mostram um mundo idealizado, com influenciadores com corpos perfeitos, pessoas que ganham dinheiro fácil, ou estão “vencendo na vida”, ou até mesmo crianças que podem comprar qualquer brinquedo. Fritz Perls (1988) trata da questão do limite de contato que muito se relaciona com o visto na relação das redes sociais e os individuos, uma vez que o tipo de relação com as redes sociais podem determinar seu comportamento.
Nesse sentido, o estudo do modo como essa relação com o meio se estabelece é o estudo do que acontece na fronteira de contato entre o indivíduo e o seu meio, onde vão aparecer os eventos psicológicos, que relacionam-se aos pensamentos, ações, comportamentos e emoções, visto que esses vão determinar a maneira como uma situação vai ser vivenciada. Sendo assim, o ambiente refere-se ao que está fora do “eu”, no qual passa pela barreira de contato ao entrar em contato com o ambiente. Essas fronteiras determinadas pelas experiências da pessoa, isto é, dependerá daelação particular do indivíduo com o “eu” e o “não eu” (PERLS, 1988).
...