RELATORIO DE ESTAGIO NA UPA-OBSERVAÇÃO E ATENDIMENTO
Por: Cilmara Marques • 30/1/2023 • Trabalho acadêmico • 3.443 Palavras (14 Páginas) • 1.346 Visualizações
FACULDADE PITÁGORAS
Karen Pires Franco
RELATÓRIO DE ESTÁGIO ÊNFASE Il
Poços de Caldas
2019
Karen Pires Franco
RELATÓRIO DE ESTÁGIO ÊNFASE Il
Relatório apresentado como conclusão do Estágio de Ênfase ll, do Curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras.
Professor Supervisor: Celso Fernandes Patelli
Período: de Fevereiro a Junho de 2019.
Poços de Caldas
2019
IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
Identificação da Empresa:
Nome: Centro POP
Bairro: José Carlos
CEP: 37701-000
Endereço: Rua Bandeira do Sul
Cidade: Poços de Caldas
Telefone: (35) 3697 5398
Área na empresa onde foi realizado o estágio:
Setor: UPA III- Unidade de Pronto Atendimento
Data de início: 15/08/2018
Data de término: 15/12/2018
Duração em horas: 80 horas
Nome do profissional Orientador Técnico responsável pelo estágio: José Leite de Moraes
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA III) está localizado no bairro José Carlos, na Rua Bandeira do Sul, S/N, Poços de Caldas, MG. Foi inaugurada em junho de 2012, mas por falta de equipamentos só entrou em funcionamento dois anos depois.
O funcionamento da UPA III é de 24 horas por dia, todos os dias da semana inclusive aos feriados, contando com equipe multidisciplinar, composta por: auxiliares administrativos, auxiliares de serviços gerais,, auxiliares de enfermagem, técnicos de radiologia, técnicos de laboratório, guardas municipais, condutores de ambulância, assistente social, nutricionista, fisioterapeutas, enfermeiros, medico radiologista/ ortopedista/clinico geral/clinico pediatra/ psiquiatra e emergencista.
A unidade realiza mais de 500 atendimentos por dia, presta assistência imediata em casos de Urgência/Emergência. A busca por atendimentos é livre e geralmente são consultas clinicas e pediátricas. O atendimento inicial é realizado através do acolhimento e com base na Classificação de riscos de acordo com Protocolo de Manchester, realizado por profissional qualificado e treinado. Além disso, conta também com o serviço de assistente social, que orienta familiares e pacientes de acordo com a necessidade, serviços de laboratório de analises clinicas, RX, consulta clinica e pediátricas, ECG, inalação, sutura, administração de medicamentos, serviço nutricional, serviço de fisioterapia, contendo duas fisioterapeutas que realizam diariamente atendimento respiratório e motor na sala Vermelha (Emergência) e no setor de observação, que conta com 12 leitos. Serviço de ortopedia, realizado através de agendamento onde são atendidos até 16 pessoas diariamente para consulta, avaliação e tratamento quando necessário. Sala de Apoio para pacientes que necessitam de uma atenção diversificada, como no caso de usuários que chegam em macas, acamados ou com alterações de comportamento ou psicológicas. Oferece também serviço de neurologia, realizado diariamente, serviço de ultrassonografia, serviço de assistência medica no setor de observação realizado por um clinico geral durante 12 horas do dia. O serviço de exames e diagnostico como tomografia, endoscopia e colonoscopia são terceirizadas devido a um contrato da Secretaria de Saúde com algumas clinicas.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 8
2. DESENVOLVIMENTO 9
3. CONCLUSÃO 14
4. REFERÊNCIAS 15
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório foi desenvolvido como parte do Estagio de Ênfase Il da Faculdade Pitágoras de Poços de Caldas, com o objetivo de apresentar observações sobre a dinâmica da UPA e também foi realizada varias intervenções com usuários do local, com base no acolhimento e aconselhamento psicológico. As intervenções foram realizadas dentro da perspectiva da Terapia Sistêmica Individual.
A proposta ofertada Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), de acordo com o ministério da Saúde, é a de “concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica e a atenção hospitalar.” Desta forma, a população terá um melhor atendimento à saúde, com menor fila nos prontos socorros de hospitais, e a capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) aumentar. (MINISTERIO DA SAUDE, 2017).
A carga horaria total do estagio foi de 180 horas, sendo que na UPA realizou se uma vez por semana, sendo toda terça-feira, das 7 horas às 13 horas, com supervisão realizada no campus da Faculdade Pitágoras também realizado uma vez por semana e leituras adicionais. Por já ter estagiado no local senti mais familiarizada com o processo de atendimento e a dinâmica do lugar, sendo assim ficou mais fácil de trabalhar e construir conhecimento. Como base teórica foi utilizada a Teoria Sistêmica Individual, que busca compreender o sujeito como um todo, levando em conta toda a relação familiar em que o sujeito esta inserido, segundo a teoria o sujeito esta inserido em sistema familiar do qual esta em constante modificação.
O estagio proporcionou-me a possibilidade de acompanhar e atuar nos processos de adoecimento/internação, a relação saúde/doença e o sofrimento causado em familiares em caso de adoecimento, possibilitando a construção de um olhar crítico sobre os atendimentos na área da saúde, assim como as relações familiares e dos colaboradores que se encontram inseridas nesse contexto, isso só foi possível pela proximidade com os serviços oferecidos pela UPA e o suporte teórico das aulas e a busca por outros materiais disponíveis. Com esse apoia teórico foi possível realizar a escuta e intervenção com usuários da UPA III, e observar a dinâmica de funcionamento da instituição. Em alguns atendimentos realizados com usuários, alguns casos foram passiveis de serem analisados e encaminhados para outras áreas de saúde da rede publica, todavia os atendimentos tem a finalidade de buscar compreender a maneira como o usuário ou familiar lida com o adoecimento levando em conta os sistemas familiares das quais os usuários fazem parte e suas estruturas familiares, para acorrer uma possível mudança relacionada com as alternâncias nos ciclos de vidas que podem representar a relação com a saúde/doença, vida e morte, entre outros e considerando principalmente as relações familiares existentes, uma família disfuncional terá mais dificuldades em lidar com conflitos.
...