RELATORIO DO RATO SNIFFY
Por: laaraap • 2/9/2018 • Relatório de pesquisa • 2.824 Palavras (12 Páginas) • 8.522 Visualizações
RESUMO
O ambiente é modificado, logo novos comportamentos surgem. De acordo com Skinner, (2007, p. 24) qualquer condição ou evento que tenham algum efeito que se possa demonstrar em relação ao comportamento deve ser considerado. O presente trabalho manejará sobre o comportamento de um rato albino virtual, Sniffy. O experimento teve como objetivo a aplicação de alguns conceitos aprendidos na disciplina de Analise Experimental do Comportamento, que são: Nível Operante, Modelagem, Extinção e Treino ao Comedouro. Verificou se como o sujeito opera sobre o seu ambiente a partir de estímulos inseridos pelo experimentador e sua resposta operante, para assim poder ser observada e analisada. Utilizou-se de circunstâncias experimentais controladas a principio, observou-se o comportamento do rato sem interferência, porém privado de alimento, a fim de se fazer o registro. Em seguida passou se a manipular o ambiente e observar os efeitos sobre as variáveis dependentes, ou seja, mudanças no comportamento do rato.
É possível afirmar que cada organismo possui uma história de vida, atua sobre seu meio e se comporta de determinadas maneiras devido ao seu condicionamento, tanto operante como respondente, o software foi utilizado como exemplo de que o comportamento pode ser controlado, modificado ou extinto. Logo, o experimento é um material enriquecedor que pode ser utilizado para compreender de forma clara como os organismos operam e emitem respostas de acordo com as modificações do ambiente.
PALAVRAS-CHAVE: Experimento; Condionamento; Sniffy.
SUMÁRIO
Resumo ...................................................................................................... 01
Sumário....................................................................................................... 02
Introdução.................................................................................................... 03
Método......................................................................................................... 04
Resultados..................................................................................................... 13
Discussão....................................................................................................... 16
Referências Bibliográficas............................................................................... 17
Anexos.......................................................................................................... 18
INTRODUÇÃO
A proposta prática conduziu uma simulação em que contatou se um rato na caixa de Skinner, descrita a seguir por Moreira e Medeiros:
“O principal equipamento utilizado em um laboratório de Condicionamento Operante é a Caixa de Condicionamento Operante [...]”. Esse equipamento foi projetado pelo psicólogo B. F. Skinner para o estudo do comportamento operante, ou seja, do comportamento que produz alterações no ambiente e que é afetado por elas (2007, p. 168).
Do qual esteve sujeito a contingências reforçadoras, ou não. A partir das contingências o experimentador condicionou Sniffy à emissão de determinadas respostas, como por exemplo à pressão a barra para obter alimento. Os procedimentos estudaram comportamentos de Nível Operante, Modelagem, Treino ao Comedouro, Esquemas de Reforçamento, Extinção, Treino Discriminativo e Razão Fixa. O presente trabalho, desenvolvido no programa Sniffy Pro – O rato virtual acompanhado de um manual de laboratório, teve como proposta servir de recurso didático na disciplina de Análise Experimental do Comportamento.
MÉTODO
Sujeito: Rato virtual Sniffy, albino, de comprimento pequeno, e em privação de alimento.
Ambiente, materiais e instrumentos: Laboratórios de informática, localizados no primeiro andar do bloco C nas salas de número um e oito do Centro Universitário Salesiano. Mobiliados com duas fileiras de mesas e cadeiras, e aproximadamente dezesseis computadores instalados em cada sala.
Os materiais utilizados foram: Computador de mesa, programa Sniffy Pró 2.0, fone de ouvido, pen drive, instruções, folha de registros, cronometro, lápis e borracha.
Procedimentos:
Sessão Experimental: Nível Operante
A primeira sessão foi realizada na data de 18/04/2016 (segunda-feira) fora das aulas reservadas para o experimento e teve inicio às 19h30min com o procedimento de Nível Operante definido por (MAYERS, 2006) como uma ação. Seguindo as instruções para o procedimento no programa Sniffy Pró 2.0, clicou-se na aba experiment, selecionando a opção Design Operant Conditioning Experiment; e posteriormente a função Extinction (Mute Pellet Dispenser). Durante o experimento, o experimentador um, observou os comportamentos operantes de Sniffy, que consistiam em pressionar a barra, farejar, levantar, limpar-se e comer. Esses comportamentos foram descritos pelo experimentador um e simultaneamente registrados pelo experimentador dois, que atento ao cronometro, anotava as observações. As 19h45min a sessão foi encerrada, clicou-se na aba File, em seguida na função save as, criando uma nova pasta no pen drive com o titulo sugerido: Experimentos Sniffy e salvando o arquivo nomeado de NO (nível operante).
Sessão Experimental: Treino ao Comedouro
De acordo com as instruções, a pasta Experimentos Sniffy foi aberta no pen drive, o arquivo NO foi aberto no software Sniffy Pro, quando inicialmente clicou-se na aba experiment, e dentre as opções a função Design Operant Conditioning Experiment foi selecionada, complementando a formatação, a opção continuous também foi selecionada e a operação como um todo, foi confirmada. As configurações foram feitas na janela da mente Operant Associations selecionada na seção Mind Windows do menu Windows, e a s informações sobre
...