REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO NAMORO
Por: Lara Bispo • 1/6/2017 • Resenha • 434 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
Representação social do namoro: A intimidade na visão dos jovens.
Os relacionamentos íntimos pressupõe a existência de identidades e representações sociais, que são compartilhados através de comportamento, normas e valores sociais. Foi feito um estudo em função de identificar representações sociais e particularidades na experiência do namoro.
Essa pesquisa foi composta por estudantes universitários com idade media de vinte e dois anos, foram aplicados questionários para maior avaliação dos aspectos da intimidade na visão dos jovens, com o objetivo de obter a perspectiva de pensamentos no meio deles, os elementos classificados para a tal representação foram: noção de amizade; cumplicidade; confiança e amor.
Na visão feminina o afeto e confiança é a base para o namoro, já na visão masculina é o sexo. E para aqueles que namoravam no momento a representação era um quanto pouco diferente, pois eram compostos por amizade, aceitação, fidelidade e compromisso.
Os jovens na fase adulta estão passando por uma transição para sua conquista de autonomia, psicológica e emocional, nesta fase a amizade ou namoro dão eles uma suposta segurança, consequentemente resultando em um distanciamento parental, porém e nessa fase onde constitui um dos principais critérios de saúde mental e satisfação interpessoal.
Antigamente o namoro consistia em uma relação que antecedia ao casamento, ou seja, curto período de relacionamento e convívio controlado pelos familiares. Após a Revolução Sexual o namoro sofreu uma brusca mudança na intimidade. Hoje namoro não é conhecido como antecessor de casamento, mas sim como uma união estável entre o casal.
Com uma vasta variedade de tipos de relacionamento, a mais usada tem siso o namoro puro, que consiste em um satisfazer os desejos do outro e continua apenas enquanto ambas as partes acreditam que estão proporcionando a cada um a tal satisfação suficiente para permanecerem nesta relação.
Na diferenciação de gêneros as mulheres tendem a vincular amor e sexo em um namoro com a pessoa certa. Já pra os homens a relação de namoro não é necessária para a relação sexual. Justo (2005) fala que namoro hoje é posterior ao ficar, e se considerados aos jovens traz vários conflitos em relação ao compromisso.
Esse estudo mostra o avanço da sociedade em relação ao namoro no meio dos jovens, que com o passar do tempo mostram que não foram apenas às tecnologias que evoluíram, mas também as formas de e relacionar. E o estude deixa claro a subjetividade entre o homem e a mulher nas formas de se relacionar. E também a diferença entre o namoro antigo e o após a Revolução Sexual que vem tomando força a cada geração.
REFERENCIA
SCIELO. Disponível em:
...