RESENHA DO ARTIGO “IDOSOS EM INSTITUIÇÃO"
Por: olatudobem • 18/5/2022 • Resenha • 422 Palavras (2 Páginas) • 166 Visualizações
RESENHA DO ARTIGO “IDOSOS EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA E RELAÇÕES FAMILIARES “
Esta é uma resenha do artigo intitulado “IDOSOS EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA E RELAÇÕES FAMILIARES”. Este artigo é de autoria de:Fernanda Monteiro Cataneo ;Tuane Maiara Cardozo e Arlene Laurenti Monterrosa Ayala. O artigo aqui resenhado foi publicado no periódico “Revista de atenção à saúde”, no Ano de 2019, Vol.17, n.60. No artigo em questão foi realizada uma pesquisa de campo com objetivo de conhecer as características socioeconômicas e de relação familiar dos idosos que vivem em uma instituição de longa permanência privada localizada em Joinville, Santa Catarina.
A instituição abriga 21 idosos e para a pesquisa foram entrevistados 12 idosos a partir de 66 anos.Foram realizadas questões que contemplavam temas sobre características socioeconômicas, aspectos relacionados à saúde ,e a relação com a família e a vivência na instituição de longa permanência.
Os dados levantados pelo estudo concluíram que a maioria dos internos eram do sexo masculino,possuía ensino médio completo,possuía problema de saúde e dependência física e foram internados pelos filhos. O tempo da institucionalização variou entre 4 meses e 10 anos.A maioria dos entrevistados relatou gostar da vivência na instituição de longa permanência e ter feito amigos no local.
Com base nos dados levantados pelo artigo pode-se concluir que a institucionalização pode gerar sofrimento,mas também pode ser vista de forma positiva por alguns internos. Esse artigo traz uma visão diferente da estereotipada ,de solidão e abandono do idoso e da institucionalização como geradora de sofrimento.Todos os entrevistados no artigo recebiam visitas,semanalmente ou quinzenalmente e o vínculo de amizade entre os próprios idosos da instituição foi constantemente citado.Dessa forma,o artigo contribui para um entendimento e análise crítica da qualidade de vida dos idosos institucionalizados,necessitando ser um tema aprofundado no seminário do trabalho bimestral.
De acordo com Silva(2006) devido ao fato da velhice ser uma fase marcada por perdas e redução da rede de apoio social,a amizade tem extrema importância, especialmente numa instituição de longa permanência.Nesse sentido,os idosos institucionalizados estabelecem vínculos afetivos entre si e dessa forma, sentem-se mais fortalecidos para enfrentar a tristeza ou a doença,e também estabelecer uma rotina e se adaptar de forma efetiva na instituição de longa permanência.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Silva, C. A.; Menezes, M. R.; Santos, A. C. P. O.; Carvalho, L. S. & Barreiros, E. X. (2006). Relacionamento de amizade na instituição asilar. Revista Gaúcha de Enfermagem, 27(2), 274-83.Disponível em:<https://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/4606>
CATANEO,Fernanda Monteiro;CARDOZO,Tuane Maiara;AYALA, Arlene Laurenti Monterrosa.(2019).IDOSOS EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA E RELAÇÕES FAMILIARES.Revista de Atenção à Saúde - RAS.v. 17 n. 60.Disponível em: < https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5845>
...