RESENHA MUSICA CAZUZA
Por: Mikaele Pereira • 28/3/2016 • Trabalho acadêmico • 458 Palavras (2 Páginas) • 1.294 Visualizações
Segundo Karl Marx, a ideologia age mascarando a realidade, é uma força invisível capaz de controlar a sociedade. A ideologia nos faz acreditar que pensamos por nós mesmos, quando na verdade nossos desejos e ideiais procedem desse poder que nos faz pensar de acordo com o que ele quer que nós pensemos.
Os pensadores adeptos da Teoria Crítica da Escola De Frankfurt consideram a ideologia como uma ideia, discurso ou ação que mascara um objeto, mostrando apenas sua aparência e escondendo suas demais qualidades.
Na música Ideologia de Cazuza, vemos fortes aspectos de alienação e ideologia, ele quer mostrar que as pessoas só estão preocupadas com o mundo que as cercam, um mundo próprio, um mundo de ilusão, aceitava o mundo como ele era, não se importavam com o amanhã, na música do cazuza quer mostrar que as pessoas tem que buscar um sentido na vida, um sentido particular, uma ideologia própria.
Por exemplo quando vemos versos como “Meu partido é um coração partido” que diz respeito aos escândalos políticos, a crise dos partidos políticos e a queda da ditadura militar e que Cazuza não acreditava mais na política de sua época, e “os meus sonhos foram vendidos e tão baratos que eu nem acredito” que fala sobre os sonhos e ilusões que ele tinha quando era jovem de ver um mundo mais igual e que agora ele viu de perto que não era mesmo assim podemos ver essa referencia na segunda estrofe da música que diz “que aquele garoto que ia mudar o mundo/frequenta agora as festas do “Grand Monde” vemos ele dizendo que aquele mesmo jovem sonhador cheio de ilusões para a vida agora está alienado, frequentando os lugares que ele mais repudiava, está fazendo o contrário do que ele acreditava do que era sua filosofia de vida, sua ideologia.
E após a música diz completando “e os meus inimigos estão no poder” falando que sua dificuldade está aumentando, que seus inimigos, tudo o que ele achava errado ou não gostava estava no poder logo depois ele fala “Ideologia/eu quero uma pra viver” fazendo uma crítica sobre tudo o que estava acontecendo com ele, que tudo em que ele acreditava antes passou a ser apenas ilusão.
'' Pois aquele garoto que ia mudar o mundo, agora assiste a tudo em cima do muro'' esse trecho da música mostra a alienação social, fala de um garoto, com ideias revolucionárias, que de repente se vê vetado pelo mundo, que acaba se enquadrando no padrões da sociedade e não ve como sair disso. Se vê cercado por uma sociedade cínica, consumista e sem lutas que valham a pena, que se acomoda diante das coisas e ele fica sem ideologia, tentando se esconder de si mesmo “em cima do muro.
...